Polícia

Contagem de presos da Pamc não era feita desde março

Problemas estruturais dificultavam acesso de agentes a detentos; só este ano já foram descobertos oito túneis no maior presídio de Roraima

Em coletiva realizada na manhã de ontem, 12, o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), coronel Paulo Roberto Macedo, atualizou o quantitativo de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), após fuga registrada na madrugada da sexta-feira passada, dia 8.

Macedo explicou que, em um universo de aproximadamente 1.300 presos, 42 não foram encontrados na unidade. Entretanto, cinco deles foram recapturados por agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) no sábado, 9, em uma residência no bairro Senador Hélio Campos, reduzindo esse número para 37 detentos.

O coronel informou ainda que a recontagem de presos na unidade não era realizada desde março deste ano, período que antecede a administração dele. Em parte, segundo o secretário, a questão se deu em razão dos problemas de estrutura da Pamc, o que dificultaria o acesso das equipes de segurança aos presos.

“A estrutura atual da Pamc impede as equipes realizarem essa recontagem, mas todas as medidas estão sendo tomadas para que essas pessoas venham a ser recapturadas e que a unidade também possa vir a ser reformada”, declarou o secretário, ressaltando ainda que as linhas de investigação para a recaptura dos detentos estão em sigilo, para não comprometer os trabalhos das equipes de segurança.

Sobre a situação estrutural da unidade, ele destacou que todas as medidas para o avanço das obras de reforma já estão sendo providenciadas junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). Com relação à construção do novo presídio, a questão será discutida essa semana junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“Desde o início deste ano, nós já contabilizamos a descoberta de oito túneis na Pamc, sendo cinco deles nos dois últimos meses. De fugas, temos apenas duas confirmadas e as demais foram abortadas. É uma situação que preocupa, mas estamos tomando providências, o que incluiu também o início da obra do novo presídio, que depende apenas da aprovação do modelo pelo Depen, para que possamos contratar a empresa e iniciar a obra”, pontuou.

CONCURSO – Outras observações feitas pelo secretário incluem o destravamento do projeto para a realização de concurso público para agentes penitenciários e reforço da vigilância interna da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. “Atualmente, nós temos oito agentes penitenciários por cada plantão, fora o suporte da PM na segurança externa da Pamc. A gente sabe que, para o número atual de presos, esse quantitativo é muito pequeno, mas nos próximos dias a Sejuc vai ter uma reunião com a Casa Civil para discutir os entraves em relação ao concurso público para agentes penitenciários. Outra medida é que aumentaremos a vigilância no perímetro da penitenciária e alertamos a população para que não se aproxime da unidade. Qualquer pessoa desconhecida que for encontrada por lá, será repreendida, até mesmo com tiro”, concluiu.

Secretaria divulgou a lista com os nomes dos foragidos

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) divulgou a lista dos reeducandos que estão foragidos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), unidade prisional localizada na zona rural de Boa Vista.

De acordo com a recontagem feita pela pasta, 37 presos estão foragidos. Esse quantitativo era de 42, mas a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) recapturou cinco reeducandos no sábado passado. A Sejuc reforça que qualquer informação sobre o paradeiro dos foragidos pode ser repassada por meio dos telefones: 0800-2780-130, 190 e 99139-9529 (WhatsApp).

 FORAGIDOS 

Adailton Costa Mateus

Alessandro França de Souza (vulgo Sandrinho Pernalonga)

Anderson dos Santos Oliveira (vulgo Andrezinho Sete)

Angelino Ribeiro Gomes Barbosa (vulgo Venezuelano)

David de Souza Araújo

Deyckson de Lima Sarmento (vulgo Dekinho)

Dheys Vieira da Silva

Diego Eduardo da Silva (vulgo Bidinha)

Edson Silva de Melo (vulgo PC)

Ehmanuel Souza Rodrigues

Fabio Manoel Pinheiro da Silva (vulgo Pulguinha)

Fabricio Lima de Oliveira

Felly Valentino Lemos

Francisco dos Santos da Silva (vulgo Pintado)

Francy Jonisson Gomes Pereira

Geybson Hoffman Batista (vulgo Geyb)

Gilberto Souza Pereira

Gilson Nascimento de Lima (vulgo Cabuloso)

Jociel Ferreira de Almeida

Joelson Pereira de Souza

José da Costa (vulgo Guará)

Josiel Thomaz Pereira (vulgo Jeziel)

Kayo Lopes da Silva

Kennedy Vital Nascimento

Leonardo da Silva Barreto

Maciel Almeida dos Reis

Marcos Paulo Vieira da Silva

Marivaldo Junior Vanziler Barbosa (vulgo Júnior Maraba)

Marlisson Ferreira Lima

Max Robert Lourenço Matos

Rafael dos Santos Souza (vulgo Cebola)

Rayandreson Bastos da Costa

Rodrigues Pereira da Silva

Talison Saraiva Nobre (vulgo Lourinho da Taurus)

Trantis José de Oliveira Santos

Waldinelson de Vasconcelos Valente

Wanderson Lima Moreira (vulgo Soka)

 RECAPTURADOS 

Andre Aquino Leandro Ferreira (vulgo Bandido)

Alexandro dos Santos Soares (vulgo Armação)

Deivson Pereira da Silva

Glemerson Vilaça Amorim (vulgo Chapinha)

Kleverton Duarte Batista (vulgo Branco)