Cotidiano

Contribuinte precisa pegar a Cédula C para poder declarar Imposto de Renda

Quem for declarar o Imposto de Renda Pessoa Física precisa ter em mãos o comprovante de rendimentos (a chamada Cédula C), que deverá estar disponível neste mês para todas as pessoas que ganharam acima de R$ 28.559,70 ao longo de 2016. No Governo do Estado, são mais de 24 mil servidores da administração direta se enquadrando na declaração do Imposto de Renda, podendo emitir a Cédula C a partir da próxima segunda-feira, 06. Pela Prefeitura de Boa Vista, a emissão já começou e pode ser feita até o dia 15.

O documento é um resumo de todos os rendimentos recebidos e do Imposto de Renda retido durante o ano de 2016, sendo obrigatório para que se consiga declarar o imposto. O prazo para prestar todas as contas com a Receita Federal começou ontem e termina no dia 28 de abril. Dentro do site da Receita Federal é possível baixar o Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2017.

Para emitir a cédula C é preciso que os funcionários estaduais acessem o Portal do Governo (portal.rr.gov.br) ou o Site do Servidor (servidor.rr.gov.br) digitando seu CPF e senhas para consultarem a cédula. Se não tiver cadastrado ainda, o servidor deverá ir à sede da Secretaria Estadual da Gestão Estratégica e Administração (Segad), que fica no prédio anexo da Faculdade Cathedral, na Avenida Ville Roy, Caçari. O atendimento é feito no segundo piso, na sala 22, das 7h30 às 13h30.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, em Boa Vista, não tem o número exato de servidores aptos a declararem o imposto. Mas é recomendável que, mesmo quem tenha recebido menos de R$ 28.559,70 se declare isento do imposto, para ficar com o CPF em dia na Receita Federal.

INICIATIVA PRIVADA – O contador Leonardo Araújo explicou que o procedimento para quem não é servidor público é semelhante: entrar em contato com quem lhe deu os rendimentos e solicitar a Cédula C. É obrigação das empresas fornecerem o documento sem nenhum custo. O próprio Programa Gerador dentro do site da Receita Federal facilitou para qualquer pessoa o preenchimento das informações, semelhante ao que é feito pela Cédula C.

“Não existem grandes dificuldades no uso da cédula. Os maiores problemas para os profissionais estão nos preenchimentos dos outros formulários da declaração, como as informações dos bens, apuração de ganho de capital, apuração de atividade rural, entre outros. O ideal é a pessoa física procurar um profissional contábil para o correto preenchimento das informações”, aconselhou Leonardo Araújo. (NW)