Cotidiano

Contribuintes poderão emitir boletos a partir de junho

Emissão para quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será tanto via correios quanto pelo site da Prefeitura de Boa Vista

Contribuintes municipais terão acesso aos boletos para quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir do dia 01 de junho, tanto via correios quanto pelo site da Prefeitura de Boa Vista – www.boavista.rr.gov.br. Quem optar por pagar em parcela única, com 10% de desconto, tem até o dia 05 de julho.

Quem optar pelo pagamento parcelado (em até seis vezes sem juros e sem descontos) também terá até o dia 05 de julho para efetuar a primeira parcela. Atualmente, Boa Vista conta com mais de 100 mil imóveis cadastrados, porém há a média de inadimplência entre os contribuintes é de 40%.

Segundo a diretora do Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Celiane Mafra, o tributo é uma das principais fontes de recursos para uma boa administração pública, cobrindo as despesas do município. Do pagamento do imposto, 16,5% é destinado à saúde; 29% à educação; 5% à assistência social e o restante é utilizado para a manutenção da máquina pública.

“Para facilitar a vida do contribuinte, a prefeitura sempre disponibiliza no seu site oficial os boletos para pagamento. É importante que o cidadão esteja sempre quite com o município, pois é com este tributo que se encontra os recursos necessários para investir nas ações e projetos do município”, disse.

Aposentados e pensionistas que tenham até R$ 3.196 de renda familiar e que sejam donos de um único imóvel de uso residencial têm direito à isenção, assim como quem possui um único imóvel medindo até 500 metros quadrados, também residencial, com área construída de até 60 metros quadrados.

Quem deseja solicitar a isenção tem até o dia 05 de julho para comparecer à Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, que fica localizada na rua Coronel Pinto, nº 188, Centro. Munidos de documentos como RG, CPF, comprovante de Renda e documentos do imóvel. O prazo para a quitação do IPTU é 31 de julho.