Cotidiano

Coordenadores municipais do Enem participam de capacitação neste sábado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) promove neste sábado, 9, uma capacitação para os coordenadores municipais que vão atuar na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que esse ano será aplicado em todo o País nos dias 5 e 12 de novembro.

De acordo com o INEP, a capacitação está prevista para ocorrer a partir das 9 horas, no auditório do Aipana Plaza Hotel, localizado no centro da capital. A ação é coordenada pela Fundação Cesgranrio.  

Durante a capacitação, que terá duração de oito horas, os coordenadores municipais irão assistir a um vídeo de preparação e realizarão exercícios. Eles também precisarão concluir, até a véspera da aplicação das provas, uma capacitação a distância de 20 horas de duração. Ao todo sete pessoas foram selecionadas pelo INEP.

Além de Roraima, a ação será realizada também nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso. Os coordenadores das demais unidades federativas devem receber o treinamento até 23 de setembro.

Segundo o Instituto, as capacitações apresentarão todo o procedimento de logística e aplicação do Exame, com várias novidades em 2017, como a aplicação em dois domingos consecutivos, o encerramento da aplicação para sabatistas e a estreia das provas personalizadas com nome e número de inscrição do participante. Há também um novo recurso de acessibilidade, a vídeo prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

PARTICIPANTES – Ainda segundo o INEP, das 6.731.203 inscrições confirmadas em todo o País, 20.247 são de estudantes oriundos do estado de Roraima, o que representa 0,30% do total. Desse quantitativo, Boa Vista é o município com maior número de inscrições (18.257), seguido de Rorainópolis (492); Mucajaí (410); São João da Baliza (390); Alto Alegre (278); Caracaraí (274); e Bonfim (146).

Em comparação a edição do ano passado, o número de inscritos sofreu uma considerável queda. Em 2016, foram confirmadas 9.276.328 inscrições, sendo 26.808 em Roraima, um crescimento de 21% em relação às inscrições de 2015. (M.L)