Cotidiano

Coordenadorias municipais de Defesa Civil receberão capacitação

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, por meio da Defesa Civil estadual, está realizando o monitoramento climático e hidrológico de todos os municípios do Estado. Por conta da preocupação com o período intenso de chuvas, na próxima semana, o órgão vai iniciar um ciclo de capacitações das coordenadorias municipais de Defesa Civil. Inicialmente, o treinamento acontecerá em Boa Vista, Cantá, Uiramutã e Amajari.

Segundo o tenente Emerson Lima, chefe da divisão de Operações Emergenciais da Defesa Civil Estadual, historicamente os municípios do Sul do Estado são os que mais sofrem durante o inverno, principalmente por estarem próximo ao Amazonas. “Essas cidades já sofrem com o intenso período de chuvas de Roraima e também do estado vizinho. O tráfego nas rodovias fica mais complicado, bem como a estrutura de pontes que é comprometida, sem contar a chance de inundação que é maior. As cidades que estão em região de montanha, ou seja, maior altitude, como é o caso de Uiramutã, Amajari e Pacaraima, também merecem atenção especial e preocupação durante o período, por conta de eventos súbitos, como possíveis enxurradas”, afirmou.

Como o período de chuvas ainda está no início, os trabalhos que estão sendo realizados atualmente são apenas de prevenção. “A Defesa Civil estadual não pode atuar nos municípios nesses casos de problemas gerados pelas chuvas. É lei. Só podemos atuar de forma efetiva quando dois municípios ou mais sofrem catástrofes ou problemas graves. Fora isso, é de competência da Prefeitura municipal”, explicou o tenente, citando a Lei Federal 12.608/2012, que define as competências de cada ente federativo nas ações de Defesa Civil.

Desde o início do ano, a divisão de Operações Emergenciais da Defesa Civil Estadual está se reunindo com representantes das prefeituras para o planejamento da estruturação das coordenadorias municipais de Defesa Civil (COMDECs). “Algumas coordenadorias precisam ser estruturadas. Estamos dispostos a prestar todo o apoio necessário para que os próprios municípios tenham seus órgãos de Defesa Civil. A partir disso, oferecemos a capacitação. A intenção é que todos fiquem preparados para os próximos dias e meses, quando as chuvas tendem a aumentar”, explicou.

Na próxima semana, iniciará o ciclo de capacitação das coordenadorias municipais de Defesa Civil que apresentaram informações acerca de sua estruturação, bem como nomeação de representantes. Inicialmente, o treinamento acontece em Boa Vista, Cantá, Uiramutã e Amajari. Na semana seguinte, será a vez de Caracaraí e Rorainópolis.

“As chuvas ainda estão dentro da normalidade, mas é importante que já comecemos a nos preparar. Monitoramos todas as cidades utilizando de informações de instituições com referência, tais como o Instituto Nacional de Meteorologia [INMET], Agência Nacional de Águas [ANA], Sistema de Proteção da Amazônia [SIPAM] e a própria CAERR [Companhia de Águas e Esgotos de Roraima]”, disse, acrescentando ainda que atualmente o volume de chuvas, é de pouco mais de 200 mm e que a previsão para o mês de maio é que esse número suba para 350 mm. (C.C)