Cotidiano

Coronel Mota envia SMS para avisar sobre consulta agendada

A medida busca reduzir número de faltosos e melhorar comunicação com os pacientes

Para reduzir o número de faltosos e agilizar o atendimento aos pacientes, a CECM (Clínica Especializada Coronel Mota) envia uma mensagem de texto para o celular dos pacientes, lembrando sobre o dia da consulta, horário e o nome do médico, com um dia de antecedência, conforme o cronograma de agendamentos.

Segundo a diretora da CECM, Ellen Aragão, o número de faltosos continua sendo um problema para a unidade e para as pessoas que precisam se consultar.

“O número de faltas na unidade chega a 40% em algumas especialidades, ou seja: de cada dez consultas marcadas, em média três a quatro não acontecem porque os pacientes faltam, dificultando o planejamento da unidade e prejudicando quem realmente necessita do atendimento”, explicou.

Se o usuário receber a mensagem e não puder ir à consulta, ele pode entrar em contrato com o NAP (Núcleo de Atendimento ao Paciente), pelo telefone 2121-7454, ou pessoalmente, no bloco B, e o núcleo providenciará um reagendamento, podendo encaixar outro paciente na vez.

Se a pessoa simplesmente faltar, ela terá de procurar novamente um posto de saúde para solicitar o agendamento, tirando a chance de que a unidade coloque outra pessoa no lugar.

PORTA DE ENTRADA – É sempre importante frisar que para conseguir uma consulta na Clínica Especializada Coronel Mota é necessário, primeiro, passar pela Atenção Básica (postos de saúde), para se consultar com um clínico geral.

Se houver necessidade, essas unidades informam ao CECM que faz o agendamento e devolve a informação. Em seguida, os postos de saúde avisam o paciente sobre o dia e a hora da consulta com especialista. Somente nos casos de retorno, os agendamentos são feitos diretamente na Clínica Coronel Mota.