Cotidiano

Corpo de Bombeiros inicia ação para atender áreas de risco no inverno

São cerca de 500 militares envolvidos na Ação Inverno para os atendimentos à população de forma permanente.

O Corpo de Bombeiros em parceria com a Defesa Civil do Estado de Roraima lançou na manhã desta terça-feira a campanha Ação Inverno 2018 para atender municípios em situações vulneráveis por conta das fortes chuvas no Estado.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Doriedson Ribeiro  alguns dos municípios que já estão recebendo a ajuda dos bombeiros, entre eles, Boa Vista, Cantá, Caracaraí e Amajari.

 “Nós buscamos os locais necessitados por conta da cheia dos rios e moradores de áreas de riscos que precisam ser retirados do local, estes são alguns exemplos de situações em que os bombeiros estão atuando por meio da ação” explicou.

São cerca de 500 militares envolvidos na Ação Inverno para os atendimentos à população de forma permanente. “O nosso Estado é divido em regiões que possuem sedes que atendem os municípios próximos a eles, por exemplo, Pacaraima possui uma sede então o município atende Pacaraima, Amajari e Uiramutã, que não possuem sedes”, disse o comandante.

Para cumprir as missões neste período chuvoso, o Corpo de bombeiros recebeu viaturas e equipamentos, como 10 viaturas para o translato, Jet-ski, embarcações. “A equipe está preparada para atender a população e se houver necessidade eles podem contatar além dos Bombeiros pelo 193, a Defesa civil no número 199” ressaltou.

CONTATOS

O número do Corpo de Bombeiros, 193, pode ser contatado em situações para proteção de vidas, patrimônio e meio ambiente, combates a incêndios urbanos e florestais, salvamentos, pré-atendimentos hospitalares, além de vistorias para análises de projetos e hidrantes urbanos, por exemplo.

A Defesa Civil, no número 199 deve ser chamado em casos de graves desastres com vítimas, acidentes rodoviários, ferroviários e metroviários envolvendo grande número de pessoas, inundações, incêndios com vítimas, acidentes com materiais perigosos, desabamento e explosões.

Com informações da acadêmica de jornalismo Giovanna Lima