Polícia

Corpo de Bombeiros registra três mortes por afogamento

O Corpo de Bombeiros registrou, em menos de 24 horas, três mortes por afogamento em rios de Roraima, sendo dois venezuelanos. Para atender às ocorrências, equipes de mergulhadores foram enviadas para os locais onde as vítimas desapareceram. Com o calor intenso que fez nos últimos dias, muitas pessoas refugiaram-se em balneários ou margens dos rios.

O primeiro caso aconteceu na Comunidade do Contão, no Rio Cotingo, Município do Uiramutã, região nordeste do Estado, quando o professor indígena Rivelino Pereira de Souza, 42 anos, se afogou enquanto pescava. A irmã da vítima procurou a Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial para relatar que, por volta das 11h do domingo, 20, ele usava uma tarrafa quando foi atravessar de uma pedra para a outra, mas caiu e foi arrastado pela correnteza.

A irmã também contou que provavelmente o professor tenha se enrolado na tarrafa e foi puxado para o fundo do rio, o que causou o afogamento. A 3ª Companhia do Batalhão de Proteção Ambiental do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), sediada no município de Pacaraima, deslocou uma equipe até a comunidade indígena do município para atender à ocorrência.

As buscas foram iniciadas por volta das 16h.  Após realizarem os procedimentos de superfície e mergulho durante à tarde, a equipe encontrou o corpo da vítima por volta das 18h. “Encontramos o corpo e entregamos aos pais que estavam com familiares e equipe da administração indígena”, destacou o segundo sargento Helton, comandante da guarnição de mergulhadores.

Rivelino era filho do tuxaua Galdino, da região da comunidade São Marcos. Ele era coordenador pedagógico na Escola Estadual Indígena Manoel Barbosa, na comunidade Sorocaima II. Entidades indígenas divulgaram nota lamentando a morte do professor, que era tido como um líder indígena.

“Perdemos mais um guerreiro, um líder, que foi levado pelas águas do Rio Cotingo. Descanse em paz, professor e obrigada pelos cumprimentos um tempo desses na universidade e por toda a caminhada”, disse, em nota, o Conselho Indígena de Roraima.

RIO BRANCO – Também no domingo, o venezuelano Jesus Palma, de 22 anos, juntamente com amigos e familiares se divertiam no Rio Branco, quando ele pulou da balsa e não retornou à superfície. Informações repassadas para a Central de Operações do Corpo de Bombeiros era de que a vítima estaria consumindo bebida alcoólica juntamente com familiares e amigos. O fato ocorreu por volta das 17h30, próximo à Ponte dos Macuxi.

O CBM iniciou as buscas por volta das 18h e, devido à baixa visibilidade, o trabalho teve que ser suspenso e somente nas primeiras horas desta segunda-feira as buscas foram retomadas. O corpo foi achado na tarde de ontem, 21.

CARANÃ – O terceiro caso de afogamento também envolveu um venezuelano, Jeferson Luiz, 19 anos, que havia ingerido bastante bebida alcoólica e consumido bastante comida horas antes de entrar na água, segundo os familiares. O grupo havia saído para acampar na praia do Caranã, no sábado, 19, onde passaram a noite. De acordo com banhistas, no domingo o jovem e uma segunda pessoa foram arrastados pela correnteza, quando tentaram retornar para a praia, mas a vítima não sabia nadar.

De acordo com familiares, por várias vezes ele entrou na água na companhia do primo, até um momento em que a correnteza os arrastou, por volta das 16h. Jefferson afundou e não foi mais visto. O primo dele conseguiu retornar à margem. O corpo foi encontrado horas depois. Após exame cadavérico na sede do Instituto de Medicina Legal (IML), as famílias fizeram a liberação para funeral e sepultamento. (J.B)