Polícia

Corpos de pescadores que se afogaram são resgatados

Na tarde da quinta-feira, dia 3, os corpos de Raimundo Nonato Ribeiro, de 63 anos, e Antônio Paulo Alves de Souza, 52 anos, foram localizados. Eles sofrerem um acidente enquanto pescavam na última segunda-feira, 30, no Rio Mucajaí. A embarcação virou e eles desapareceram nas águas do rio, na altura da Vila Samaúma, região centro-oeste do Estado. As ações de busca contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros e populares.

Os dois corpos estavam boiando quando foram vistos pelas equipes. Após o resgate, o rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a remoção até Boa Vista, para serem examinados. Devido ao estado de decomposição, familiares decidiram fazer o sepultamento ainda ontem.

A reportagem da Folha entrou em contato com o enteado de Raimundo Nonato para obter informações sobre o fato. Ele contou que seu padrasto não era um bom nadador, mas costumava pescar no rio e que Antônio Paulo era um velho conhecido. Ambos pescavam juntos há algum tempo.

O familiar destacou que as vítimas dividiam o espaço da embarcação com outras pessoas, que testemunharam a ocorrência. A correnteza forte num trecho do rio cheio de cachoeiras e pedras fez com que a canoa virasse, uma vez que o motor de popa não suportou o peso na hora de subir contra as águas.

A canoa virou e os dois homens foram os únicos que não retornaram à superfície e desapareceram. Algumas buscas foram iniciadas imediatamente, mas nenhum vestígio das vítimas foi encontrado. Os homens pescavam usando tarrafas e conforme o enteado, nem mesmo a experiência foi suficiente para que se salvassem. A principal suspeita é de que no momento da queda as vítimas tenham sofrido um trauma na cabeça e desmaiado, por isso não conseguiram voltar. (J.B)