Política

Corte de gastos será foco de Teresa

De acordo com a prefeita de Boa Vista, objetivo é passar pela crise e garantir os atendimentos básicos à população e aos servidores municipais

Eleita pela quinta vez para o cargo de prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB) concedeu entrevista à Folha para tratar sobre o planejamento das ações dos próximos quatro anos de mandato.

Primeiramente, a prefeita afirmou que muitas das ações serão trabalhadas de acordo com a realidade financeira do município. “Nós estamos em uma crise muito séria. Então precisamos ter muito controle, mas também necessitamos apresentar resultados. 2017 não vai ser um ano fácil, nós ainda vamos passar por momentos difíceis na crise”, salientou.

De acordo com a prefeita, até projetos de inclusão de energia solar em escolas e pontos de ônibus estão sendo avaliados como uma forma de economia de energia. “Em curto prazo, o nosso maior planejamento é a diminuição de gastos. É controle rígido. Por exemplo, nós estamos devolvendo muitos carros alugados. Nós tínhamos cerca de 140 e vamos ficar com 40, para se ter uma economia de gasto de combustível, além de outros projetos de economia de energia que serão implantados”, informou. “Nos primeiros seis meses, está suspensa a pintura de meio-fio, por exemplo. As decisões são feitas pela prioridade, tirando aquilo que menos afeta a população”, acrescentou.

Mas, segundo Teresa, o ponto principal é manter o pagamento dos servidores municipais e continuar trabalhando sempre em prol da população, mantendo o trabalho que já foi construído ao longo dos anos. “O mais importante é honrar a folha de pagamento dos servidores, com os fornecedores e manter tudo que a gente já conseguiu construir. Vou trabalhar buscando recursos de convênios. Com isso, vamos tentar executar todos os convênios que conseguimos em termos de drenagem, pavimentação e iluminação”, declarou Teresa.

Outro ponto levantado pela prefeita foi a questão da geração de emprego e renda, que, segundo ela, pode ser solucionada com o investimento na agricultura, apoio aos pequenos produtores e fomento ao agronegócio em Boa Vista. “Também quero implementar a Secretaria de Agricultura. Procurar buscar sempre gerar emprego e renda. Acho que a gente vai conseguir muito na questão da agricultura familiar, como é o caso da Coophorta, que hoje em dia nos fornece a merenda escolar”, informou.

EDUCAÇÃO E SAÚDE – Na área da educação, Teresa declarou que visa aumentar o número de vagas para o ensino infantil e fundamental na medida do possível, além de concluir as obras de estruturação de creches, Casas-Mãe e escolas, aumentar o percentual de alunos alfabetizados e manter o atendimento aos alunos com deficiência em 100%.

Já na área da saúde, a prefeita afirmou que quer estender o horário de funcionamento até a meia-noite em mais algumas unidades de saúde, reformar e construir novas unidades, concluir a reforma do Hospital da Criança Santo Antônio e manter a vigilância e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e zika vírus.

MOBILIDADE, TRÂNSITO E SEGURANÇA – Para a área da mobilidade, a previsão é que a Prefeitura de Boa Vista consiga a conclusão das obras do miniterminal Luiz Canuto Chaves, ampliação dos programas de drenagem, a conclusão dos 50 km de ciclovia, revitalização da frota de ônibus, a instalação de abrigos de ônibus simples e climatizados e ampliação de calçadas.

No trânsito, o foco é o investimento em ações educativas, como os radares fixos e móveis, análise dos pontos críticos, qualificação dos agentes e a continuidade de sinalização das vias.

A prefeita também comentou sobre a segurança e o projeto de armamento da Guarda Civil. “A Guarda Civil Municipal agora vai ser armada. Nós já estamos providenciando o convênio para liberar e fazer o armamento seguro, além de todas as capacitações e treinamentos que serão necessários nessa próxima etapa”, revelou.

MEIO AMBIENTE – Já em relação ao meio ambiente, Teresa lembrou da construção do plano de resíduos sólidos e da criação de um novo aterro sanitário, além de um controle maior dos terrenos abandonados e atos de poluição sonora e do desenvolvimento da energia solar.

OUTRAS AÇÕES – Por fim, a prefeita também garantiu que trabalhará para a conclusão das obras do Teatro Municipal até agosto de 2017 e para manter o funcionamento dos programas sociais, como o projeto Crescer, Dedo Verde, Cabelos de Prata e Família que Acolhe, e o objetivo de transformar Boa Vista na capital nacional da primeira infância, bem como o cuidado com a regularização fundiária.

“Nós tivemos o repasse de vários bairros para o município. Então nós vamos poder regularizar cerca de 14 mil títulos, atendendo 56 mil pessoas. Claro que não vamos conseguir fazer isso em um ano, mas é o propósito”, garantiu Teresa.

Mesmo com uma série de desafios, Teresa Surita afirmou que tem consciência da sua responsabilidade como prefeita de Boa Vista pela quinta vez. “Depois do resultado dessa eleição, eu estou ainda mais consciente porque realmente foi uma votação impressionante. Eu não quero decepcionar ninguém”, disse.

Mas garantiu que apesar da crise a Prefeitura está sob controle. “Nós temos condição de passar por essa crise sem demissão, sem precisar parcelar salários, sem precisar atrasar pagamentos de fornecedores. Claro, nós vamos diminuir muita coisa, mas o básico para a gente conseguir passar por esse momento a gente garante”, concluiu. (P.C)