Cotidiano

Cresce número de apreensões de produtos contrabandeados

Óculos, roupas e produtos de higiene continuam liderando a lista de produtos contrabandeados

O balanço das apreensões de produtos contrabandeados no primeiro bimestre de 2018 já contabiliza um volume significativo, se comparado com o mesmo período do ano passado, conforme os dados apresentados pelo delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, que detalhou que itens como óculos e vestuário lideram os itens apreendidos oriundos da Guiana.

Segundo Omar Rubim, o acumulado dos dois primeiros meses deste ano já totaliza R$ 1,8 milhão em produtos contrabandeados devidamente contabilizados, contra R$ 1,3 milhão no mesmo período em 2017. “Entre os principais itens de contrabando é possível encontrar produtos pirateados, como bolsas, óculos, vestuário, estes oriundos da Guiana. Da Venezuela, temos detergentes, sabão, sacolas plásticas e diversas miudezas. Fica o registro de que, nestes primeiros dois meses, tivemos um aumento expressivo de apreensões em relação a 2017”, informou.

Os produtos apreendidos caracterizados como pirateados são destruídos e incinerados. Os demais são doados a órgãos da Administração Pública e ao Exército, órgãos estaduais e municipais. Alguns produtos são incorporados ao patrimônio da Receita Federal.

LEILÃO – O delegado da Receita Federal destacou que está previsto para ocorrer no mês de maio um novo leilão de parte desses produtos apreendidos. Os lotes já estão sendo preparados e em breve serão informados e disponibilizados para verificação dos interessados.

“Como de costume, sempre realizamos leilões quando estamos com um número expressivo de produtos apreendidos por conta de descaminho ou contrabandeados. Já estamos com nossa equipe técnica trabalhando na preparação dos lotes com os devidos valores e volumes para que possam ser divulgados os itens que estarão à disposição da população interessada”, disse.

FISCALIZAÇÃO – Em relação às fiscalizações, existem equipes realizando a verificação dos veículos que cruzam tanto a fronteira de Pacaraima em direção à Venezuela, quanto os que vão ao Município de Bonfim em direção à cidade de Lethem, na Guiana.

“Outras fiscalizações ocorrem sempre em conjunto com outras instituições, a exemplo do Exército, que geralmente executa fiscalizações móveis na saída das principais rodovias, e sempre que é solicitado o convite estamos integrando estas operações para coibir o contrabando de produtos”, finalizou.