Cotidiano

Criadores de gado têm até hoje para notificar vacinação

Até o momento, 607.747 notificações foram registradas na Aderr, correspondendo a 78,7% do total do rebanho

Encerra nesta terça-feira, 15, o prazo para que os criadores de gado dos 15 municípios possam notificar a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) da vacinação do rebanho durante a primeira etapa da campanha contra a febre aftosa. Até o momento, 607.747 notificações foram registradas na Aderr, correspondendo a 78,7% do total dos animais.

Segundo o presidente da Aderr, Gelb Platão, as comunidades indígenas da região da Raposa Serra do Sol e de São Marcos estão encerrando a vacinação hoje, 15, e devem contabilizar os dados na próxima semana. Pela falta de suporte no sistema de internet, as localidades de Paredão, no município de Alto Alegre, Taboca, no Cantá, e Vila Vilhena, em Bonfim, estão encaminhando ainda esta semana os dados das propriedades imunizadas para serem contabilizadas. A expectativa é que o total de propriedades imunizadas nesta primeira etapa ultrapasse os 90%.

“Depois de todos os dados encaminhados e o fechamento desta notificação até hoje, teremos 30 dias para dar início à busca dos inadimplentes que não realizaram a vacinação ou notificação. Em seguida, daremos início à aplicação das multas. Quem deixou de vacinar, pagará o valor de R$ 1.349,00 por propriedade e R$ 82,00 por animal não vacinado. Nesta etapa, esperamos ter o mesmo sucesso da segunda etapa de 2017, em que tivemos uma cobertura vacinal de 99,14% do total do rebanho bovino existente em todo o Estado, que é de 794.712 animais”, detalhou.

Gelb reforçou a importância de o produtor notificar a vacinação para não ser penalizado, pois além de pagar a multa, terá o trânsito do rebanho para outro município bloqueado, em razão de não ter acesso à Guia de Trânsito Animal (GTA). “Lembrando que esta notificação deve ser endereçada até esta data a um dos escritórios localizados nos 14 municípios e na sede da Aderr, situada na rua Coronel Mota, 1142, no Centro de Boa Vista. É importante este registro, pois temos como verificar no nosso banco de dados as propriedades que faltam apresentar a notificação da vacinação. Atualmente temos 8.195 propriedades cadastradas na Aderr com georreferenciamento”, explicou.

Certificado de área livre de aftosa será concedido na França

Outro destaque positivo para a pecuária roraimense, detalhado pelo presidente da Aderr, será a entrega do certificado de reconhecimento internacional de área livre de aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no próximo dia 25 de maio na França, onde estarão presentes técnicos da Aderr.

“Além deste importante reconhecimento internacional, o próximo passo para 2020 será a retirada em definitivo da vacinação do rebanho bovino do grupo 2, que compreende os estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá. Em conjunto com os demais Estados, já apresentamos um plano estratégico para ser cumprido e a meta do Brasil é retirar em 2023 a vacinação de todos os Estados”, disse.

NOVA PRERROGATIVA – Gelb Platão informou ainda que ocorrerá mudança na realização da segunda etapa realizada no mês de outubro. Apenas animais de até 24 meses devem ser imunizados, em razão da prerrogativa de Roraima estar livre da febre aftosa por vacinação, conforme reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de ter cobertura vacinal há mais de dois anos acima de 85% em todo o rebanho, bem como o cadastro consolidado de todas as propriedades rurais existentes nos 15 municípios. (R.G)