Polícia

Criminosos atacam prédios com bombas e ameaçam policiais de morte

Governo do Estado emitiu estado de alerta e acionou planos de chamados de todos os órgãos de segurança

Membros de uma facção criminosa causaram terror pela cidade na madrugada de ontem, 27, Os ataques aconteceram em três pontos da cidade: uma guarida da Guarda Municipal, situada no terminal de ônibus João Firmino Wanderley, uma agência bancária, ambas situadas no Centro, e a sede do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NPCA) da Polícia Civil, no bairro Tancredo Neves. Os bandidos jogaram garrafas de coquetel molotov nesses locais, mas ninguém ficou ferido.

Os ataques aconteceram após a emissão de uma ordem da facção criminosa, que atua dentro e fora de unidades prisionais do Estado. No ‘salve’, os criminosos falam em “fazer a cidade pegar fogo”, citam viatura, delegacia, correio, caixa eletrônico e ameaçam policiais, guardas municipais, agentes penitenciário, membros de uma facção rival e vereadores. Comentam ainda, que estão fazendo isso por conta “das opressões covardes, sequestro dentro da cadeia, vida de inocentes tiradas”.

Na guarita da Guarda Municipal, os criminosos colocaram a bomba de fabricação caseira na lateral do prédio, que causou um incêndio de pequenas proporções. O fogo foi contido pelos próprios guardas municipais, que estavam na guarita no momento do ataque. Um dos guardas, que preferiu não ser identificado, disse que os colegas conseguiram ver três vultos de homens, fugindo a pé. “Já registramos Boletim de Ocorrência (B.O) no 5º Distrito Policial para que os bandidos que provocaram isso sejam identificados e detidos”, disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito informou que está avaliando as circunstâncias do ocorrido. “Foi identificado um vasilhame incendiado com combustível jogado na calçada do Terminal do Centro, próximo à guarita da Guarda Civil Municipal. A secretaria está investigando as circunstâncias e, assim que tiver um parecer concreto sobre o caso, será informado”, afirmou.

No segundo local do ataque, uma agência bancária, os criminosos filmaram o momento em que atiraram o coquetel molotov para dentro do prédio, que também provocou um incêndio, danificando o piso do prédio. O vídeo mostra um homem, que utilizando um capacete, abre a porta da agência, arremessa a bomba e foge em uma motocicleta. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas em poucos minutos.

Uma funcionária do banco informou que, ao chegar pela manhã, encontrou o local danificado pelo fogo. Clientes chegavam à agência para utilizar os caixas eletrônicos e perguntavam aos funcionários do banco o que havia acontecido, quando visualizavam os resquícios do incêndio. No local, existe circuito de vigilância por câmeras e a polícia já solicitou as imagens para identificar os autores do ataque. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP).

Na sede do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NPCA), a investida criminosa aconteceu pelos fundos do prédio, onde estavam estacionados dois veículos. Os bandidos atiraram, por cima do muro, o coquetel molotov, que incendiou os carros e os deixou totalmente destruídos. Além dos veículos, o fogo danificou parte da estrutura do prédio. Uma equipe do Corpo dos Bombeiros foi até a sede do NPCA e apagou as chamas.

Uma jovem, que mora próximo ao núcleo, disse que por volta da meia-noite escutou barulhos estranhos, mas por medo não abriu o portão de casa para verificar o que estava ocorrendo. “Toda vez que estou em casa à noite me tranco todinha, fico receosa pelas ocorrências que são levadas para lá”, disse referindo-se à sede do NPCA.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que já definiu as diretrizes das ações que serão seguidas para evitar que “essa onda de ataques cresça em Boa Vista”. Frisou que as investigações da Polícia Civil já identificaram os criminosos envolvidos e as providências estão sendo tomadas.

Ainda de acordo com o Governo do Estado, foi emitido formalmente estado de alerta e acionamento dos planos de chamadas, para todos os órgãos que integram o sistema de Segurança Pública e Defesa Social, com objetivo de intensificar os cuidados com a integridade física dos agentes das forças de segurança pública, bem como a de familiares e o reforço na segurança das instalações prediais. (T.C)