Polícia

Criminosos reagem à abordagem policial e um deles é morto a tiros

Suspeitos tentavam assaltar uma residência, quando o alarme disparou, chamando a atenção dos vizinhos

No fim da manhã de ontem, dia 18, uma abordagem policial resultou na morte de um indivíduo, identificado como Alex Lourenço dos Santos, de 28 anos. Ele e mais três comparsas teriam invadido uma residência na rua Paraguai, bairro Cauamé, na zona oeste de Boa Vista, mas o alarme da casa disparou e a Polícia Militar chegou ao local após ser acionada pelos vizinhos e flagrou os elementos tentando fugir. Os suspeitos estavam armados e fizeram menção de atirar, o que gerou a reação da PM.

O proprietário do imóvel, que é um servidor público, deu detalhes da ocorrência e disse que estava no trabalho quando o alarme disparou e como a segurança é administrada por uma Central, recebeu um telefonema e, juntamente com a esposa, se dirigiu para a residência. “Chegamos aqui e nos deparamos com a fuga de alguns dos meliantes e o outro já estava no chão”, explicou.

Conforme a vítima, os bandidos conseguiram levar uma máquina de lavar que estava na área externa da casa. “É impressionante porque é um objeto tão grande e pesado, eles tiraram do quintal da casa, carregaram até o veículo e saíram em disparada, fugindo a partir do momento em que perceberam que a vizinhança detectou o crime”, acrescentou.

As vítimas disseram que tiveram cautela no momento de entrar no imóvel, considerando a possibilidade de algum dos indivíduos ainda estar escondido no quintal. Mas depois de fazer uma averiguação, constataram que não havia ninguém no local. “A gente acaba se tranquilizando, em parte, porque segue com medo de tudo isso acontecer de novo ou aqueles que fugiram voltarem para tentar fazer algum mal. Temos preocupação. É tudo muito complicado. A gente vai viver com medo, mas acreditamos que ainda haja um pouco de segurança porque os criminosos não conseguiram fazer a limpeza no imóvel. Temos o alarme, os vizinhos reagiram, a Polícia chegou a tempo e diminuiu o prejuízo”, disse o dono da casa.

Conforme as informações da Polícia, o suspeito já tinha passagem pela polícia. Moradores relataram que as ocorrências de furto se tornaram comuns e que um veículo com as mesmas características do que os bandidos usaram na fuga, foi visto em outras ocorrências pelo bairro. A perícia criminalística realizou os procedimentos técnicos e o rabecão do IML removeu o cadáver para que seja submetido ao exame de necropsia.

O policial que fez os disparos é cunhado da vítima. Ele acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas antes da chegada do socorro o homem já estava morto. Ao fim da ocorrência, ele compareceu à Delegacia-Geral de Homicídios (DGH) para ser ouvido e entregou a arma para perícia. (J.B)