Política

Criticando a cúpula da Polícia Civil, secretário de Segurança anuncia saída

Delegado Francisco diz que continua aliado ao governo Suely, mas alegou que não estava conseguindo implementar mudanças na Polícia Civil

Cem dias após assumir a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o delegado e ex-prefeito de Iracema Francisco Araújo colocou seu cargo à disposição. Em entrevista à Folha, ele disse que sofreu boicote por parte do comando da Polícia Civil, na tentativa de implementar ações de melhorias naquele órgão.

“Conversei com a governadora 15 dias atrás e comuniquei a ela a minha intenção de entregar o cargo de secretário de Segurança Pública, pois não tinha mais interesse em permanecer na vaga. Infelizmente, muitos esperavam que eu fosse de fato fazer algo de concreto para mudar a situação da Polícia Civil, mas não consegui vencer o sistema e implantar o que gostaria na Segurança Pública. Tive certo boicote para colocar em prática minhas ideias. Discordo de algumas coisas que ocorrem dentro da Polícia Civil, que sugeri que mudassem, mas não mudaram, por isso saí”, disse.

O secretário se referia à proposta de acabar com o meio expediente na Polícia Civil, além de implantar delegacias em municípios de Caroebe e São Luiz, além da Vila Nova Colina, em Caracaraí. Ele também anunciou que pretendia colocar em cada município um posto de identificação, mas a promessa nunca se concretizou. Outro projeto de Francisco Araújo era a implantação de uma Central de Flagrantes no 3º Distrito Policial e outra Central no Centro de Boa Vista, além de reforçar as delegacias especializadas da Mulher e do Idoso.

Francisco Araújo também lembrou que não conseguiu de volta os policiais cedidos a outros órgãos públicos para suprir a carência das delegacias e destacamentos policiais, entre outros problemas. “Estávamos procurando parcerias para isso, mas, mesmo assim, as coisas não deram certo. Para não ficar um cabo de guerra entre eu e o comando da Polícia Civil, achei por bem entregar o cargo”, justificou.

Ele afirmou que continua como secretário de Segurança até que a governadora Suely Campos (PP) escolha seu substituto. “Não quero deixar a governadora de saia-justa com outras instituições por eu não conseguir implantar minhas ideias. Eu achei melhor entregar o cargo e estou saindo numa boa. Agradeço a governadora Suely Campos e quero reafirmar que continuo aliado ao governo, e vou continuar ajudando o que puder na Segurança Pública. Não quero atrapalhar em nada o bom trabalho que ela vem fazendo, mas saio pela porta da frente”, destacou.

Segurança Pública já teve quatro secretários

Desde o início do governo Suely Campos, em 2015, a Secretaria de Segurança Pública de Roraima já teve quatro secretários ocupantes do cargo. O delegado Francisco Araújo assumiu a Secretaria de Segurança Pública em julho de 2017. Ele ocupou o lugar do coronel da Polícia Militar Paulo César Costa, que ficou de março de 2016 até julho de 2017 no cargo.

Paulo César havia assumido em março de 2016 no lugar do delegado de carreira da Polícia Federal João Batista Campelo. Antes dele, quem ocupava a vaga era o defensor público Januário Lacerda de Miranda, que ficou apenas cinco meses no cargo em 2015.

Publicidade