Cotidiano

Curso de Educação do Campo da UFRR promove seminário e fórum

O Curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai realizar, paralelamente, o 3º Seminário de Educação do Campo “Desafios e Perspectivas” e o 2º Encontro Estadual do Fórum de Educação do Campo, que acontecerão de sexta-feira, 28, a domingo, 30, no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Roraima (Fetraferr), na rua N-20, nº 137, bairro Sílvio Botelho, zona Oeste.

O evento tem como parceiro o Fórum Estadual de Educação do Campo de Roraima (Foeec-RR), Universidade Estadual (UERR), além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter), que está organizando o evento junto com outros sindicatos.

Um dos coordenadores do evento, professor Sérgio Luiz Lopes, disse que o objetivo é propor a reflexão sobre o atual momento da educação do campo em Roraima. “O propósito é compreender os novos caminhos e desafios para se pensar uma educação com qualidade, respeitando os sujeitos quanto à sua cultura, seus valores e seus aspectos socioeconômicos e políticos”, frisou.

Durante o evento, haverá apresentação de banners e artigos científicos. “É uma oportunidade para os professores e acadêmicos apresentaram para a comunidade os seus trabalhos. O curso atende a todos os municípios do Estado, então é importante que as pessoas aproveitem essa oportunidade para participar”, frisou Lopes.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis, até o dia 28 de outubro, no site http://eventos.ufrr.br/splinter/. Mais informações pelo número telefônico (95) 99144-5917 ou pelo e-mail [email protected].

PROGRAMAÇÃO – Dia 28 de Outubro, às 8h, credenciamento; às 9h30, Palestra sobre “Desafios para os Sujeitos do Campo em Roraima”; às 10h30, mesa-redonda 1 (A atual conjectura da educação do campo no contexto nacional); às 14h, mesa 2 (Campo, Sujeito e Identidade); às 16h20, mesa 3 (Políticas Públicas para Educação do Campo na atualidade: Avanços e Retrocessos); às 19h, apresentação cultural.

Dia 29: às 8h, mesa-redonda 4 (Agroecologia: Saberes e Práticas); às 10h20, exposição de banners de pesquisas desenvolvidas por alunos e ex-alunos; às 14h, mesa 5 (Os desafios dos movimentos sociais em época de incertezas); às 16h15, mesa 6 (A conjuntura da educação do campo no estado de Roraima); às 19h, banda, cantores locais, teatro e dança.

Dia 30: às 8h, mesa-redonda 7 (Um olhar reflexivo sobre os desafios da educação do campo na região norte); às 10h20, mesa 8 (Os desafios do ensino nas escolas do campo: a realidade e o sonho); às 14h, discussões e análises das questões abordadas no encontro, início da construção da pauta de reivindicação, plenária e construção do documento final. (B.B)