Cotidiano

Curso ensina técnica para retirada de espinha de tambaqui e matrinxã

Cada etapa terá duração de quatro horas, as aulas serão divididas entre teoria sobre boas práticas na manipulação de pescado

A capacitação é destinada para agricultores rurais e acontece nesta sexta-feira, 3, e sábado, 4, na unidade do Senai, avenida dos Imigrantes, 399, Asa Branca. O curso é promovido pelo Sebrae Roraima, e destinado para as ‘Boas Práticas na Manipulação de Pescado e Retirada de Espinha de Tambaqui e Matrinxã com Cortes de Interesse Gastronômico’. 

Os instrutores serão os professores de gastronomia Elisvan Moraes e a engenheira de alimentos Liziane Wollmann. Cada etapa terá duração de quatro horas, as aulas serão divididas entre teoria sobre boas práticas na manipulação de pescado, prática de retirada de espinha de tambaqui com cortes de interesse gastronômico e prática de retirada de espinha de Matrinxã com cortes de interesse gastronômico. Os participantes terão certificados de 12h de carga horária.

Conforme a analista técnica e Gestora do projeto Crescer no Campo Piscicultura em Roraima, Isabel Santos Diniz, o curso é franqueado para produtores rurais com DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), NIRF (Número do Imóvel na Receita Federal) ou CPR (Cédula do Produtor Rural); pescadores com registro e empresas com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

O curso faz parte das ações do projeto crescer no campo Piscicultura em Roraima e tem como objetivo possibilitar piscicultores, pescadores e empresários do setor de alimentos a melhorar a qualidade do pescado fornecido ao consumidor. Incentivando o consumo do peixe produzido aqui em Roraima.

A capacitação já foi realizada nos municípios de Rorainópolis, São Luiz, Alto Alegre e Boa Vista, com turmas na sede da capital e no PA Nova Amazônia, num total de seis turmas que atenderam aproximadamente 70 pessoas no total.

O curso faz parte do trabalho de incentivo e melhoria do beneficiamento do pescado produzido no Estado a ser oferecido com melhor qualidade ao consumidor final. Durante o segundo semestre terá palestras técnicas para piscicultores e interessados no setor, cursos de gestão da propriedade e consultoria técnica para piscicultores.