Cotidiano

Cursos técnicos e profissionalizantes registram alta procura no início do ano

Curso profissionalizante pode ser a saída em tempos de crise e o IFRR já registrou quase cinco mil inscrições em todo o Estado

A recessão econômica brasileira afetou diretamente o número de vagas de emprego em todo o país. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que o Brasil tenha este ano 1,2 milhão de desempregados a mais em comparação com 2016. Somente em Roraima, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desocupação foi estimada em 8% no segundo semestre de 2016. No entanto, o mercado desaquecido não tira a esperança de quem está desempregado.

Os cursos técnicos e profissionalizantes são vistos como alternativa para reconquistar um emprego e sair do “vermelho”. O Instituto Federal de Roraima (IFRR) já registrou diversas inscrições em 2017. O curso técnico mais procurado este ano foi o de Análises Clínicas: 1.239 candidatos inscritos para 35 vagas. Em segundo lugar, o curso técnico em Secretariado, que apresentou 701 candidatos inscritos, também para 35 vagas. Só nos primeiros 13 dias do ano, as inscrições ultrapassaram 4,9 mil em todas as unidades do IFRR em Roraima.

“Os cursos tradicionais do primeiro campus Boa Vista são sempre muito procurados e notamos um aumento também, mas o destaque do IFRR é o fato de tentarmos aprimorar os cursos e aproximar à realidade local”, disse a pró-reitora de ensino da unidade, Sandra Grütvmacher.

Sandra explicou que, com base nos estudos do instituto e análises, os cursos de cada campus procuram atender à demanda da população próxima. “A questão do local onde ficam interfere diretamente nos cursos ofertados. No Município do Amajari [Norte do Estado] e Novo Paraíso [em Caracaraí, Centro-Sul de Roraima], por exemplo, identificamos que as pessoas não procuravam muito o curso de agricultura. Então mudamos para o curso de agropecuária e deu certo. A intenção é aproximar essas profissionalizações do trabalho realizado nas regiões”, explicou.

De acordo com a pró-reitora, a intenção do IFRR é ampliar ainda mais o conhecimento dos alunos. “Estamos começando uma organização para nos adequarmos à reforma do ensino médio e, além disso, queremos inserir matérias de empreendedorismo nas aulas, mas são planos futuros. Estamos em período de estudos e análises”, frisou.

No Senac, cursos com maior procura são os de idiomas e da área da beleza

Outra instituição responsável pela oferta de cursos profissionalizantes é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em 2016, mais de sete mil pessoas foram atendidas em cursos ofertados, tanto na Capital quanto no interior do Estado. De acordo com informações do Senac, os cursos com maior procura foram os de idiomas (inglês, espanhol, francês e mandarim) e os da área de beleza (cabeleireiro, modelagem de sobrancelhas, depilação, manicure e pedicure).

O motivo da alta procura, segundo a entidade, é a curta duração e o baixo investimento. A intenção em 2017 é superar ainda mais o número de matrículas, já que a procura está sendo intensa ainda no primeiro mês do ano.

Luiz Filipe Figueira se antecipou e deu preferência ao aprendizado no ano que passou. Ele está cursando inglês no Senac e pretende finalizar ainda em 2017. “O curso tem me ajudado bastante. Inclusive, até consegui um emprego logo no início deste ano, já que estava há um bom tempo sem trabalhar. Escolhi o inglês porque pretendo fazer faculdade de Moda ano que vem em Manaus [AM] e falar outro idioma é o primeiro passo”, disse.

Pronatec oferta 3 milhões de vagas em 2017 em todo o país

Em 2017, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai ofertar mais de três milhões de vagas para cursos em diversas áreas e municípios espalhados pelo Brasil. Os cursos podem ser técnicos ou de formação profissional.

Os cursos de capacitação profissional são de formações específicas. Duram em média três meses com 200 horas, com pré-requisitos diversos. Já os cursos técnicos são de formações gerais, capacitando o aluno tanto ao emprego quanto ao entendimento maior sobre como melhorar os processos de produção e técnicas de trabalho. Esses duram de um ano e meio a dois anos, com até 1,6 mil horas de curso.

Os cursos Pronatec 2017 são oferecidos em escolas técnicas estaduais, federais e municipais e em unidades do Senai, Senac, Senar e Senat, além de em alguns colégios e universidades particulares. Para confirmar a participação no Pronatec 2017, basta acessar o site oficial do programa (pronatec.mec.gov.br/inscricao) e aguardar a liberação das inscrições, que estão previstas para iniciarem em junho.

No site também é possível acompanhar quais os cursos que permitem inscrições online e quais aqueles que somente as secretarias das escolas confirmam a participação do candidato. Os interessados podem pesquisar as vagas e os cursos em suas cidades no site.

Publicidade