Polícia

Curto em ventilador incendeia residência

Família deixou ventilador ligado por esquecimento, o que acabou provocando um curto-circuito na rede elétrica

Por volta das 14h de ontem, homens do Corpo de Bombeiros Militar foram acionados para fazer a contenção de um incêndio em uma residência que fica na Rua Jael Barradas, bairro Cauamé, zona Norte da cidade. Possivelmente um ventilador que ficou ligado na sala foi o motivo do incêndio, depois de esquentar e sofrer um curto-circuito.

De acordo com as informações da família, que já estava no local depois de avisados da tragédia, um vizinho viu que saía muita fumaça da casa, por isso chamou os bombeiros. Ele conseguiu entrar em contato com o pai do proprietário do imóvel, que trabalhava nas proximidades.

“Eu estava trabalhando na casa do meu vizinho quando um colega me deu a notícia de que a casa do meu filho estava queimando. Antes de chegar aqui, já avisei para ele [filho] que tinha um incêndio na casa”, comentou Elias Moura da Silva.

O portão da casa teve que ser arrombado pelo vizinho, que entrou e, com uma mangueira, iniciou a tentativa de apagar o fogo pela janela, depois de quebrar os vidros. Os bombeiros chegaram minutos depois e conseguiram conter as chamas.

O comandante da corporação, Woscar Lourenço, fez algumas instruções à população. “Uma orientação que sempre fazemos, inclusive às empresas que fornecem energia também fazem, é que antes de sair de casa deve-se desconectar os aparelhos eletrodomésticos, com exceção da geladeira, porque evita o desperdício de energia e ainda se consegue economizar um bom dinheiro. Deixar ligado na tomada pode ocasionar um curto-circuito”, informou.

Segundo os bombeiros, ventiladores são campeões em incêndio nas residências do país. “No caso da família, eles tiveram sorte porque não tinha ninguém em casa e, como estava tudo fechado, não teve oxigênio para alimentar o fogo. O calor foi intenso, mas o fogo não conseguiu se alastrar por todos os cômodos. Se tivesse uma janela aberta, como o forro é de tabique, sem dúvida teria queimado tudo”, frisou um dos militares.

Depois de fazer uma vistoria, a equipe pediu que a chave geral fosse religada e constatou que a causa do incêndio não decorre de um curto-circuito, considerando que quando a rede elétrica passou a transmitir corrente, o disjuntor do quadro de distribuição que fica dentro da residência não desligou, o que sempre acontece quando se trata de pane. “Por todo esse cenário, a gente tem a certeza de que foi o ventilador que aqueceu, queimou o sofá, se alastrou para o forro e pela sala”, destacou Lourenço.

O casal estava nervoso diante da cena e relatou que vai ter de trocar todos os aparelhos da residência, que foram queimados pelo fogo, incluindo o forro da sala que ficou completamente destruído. (J.B)