Polícia

DGH investiga morte de detento na Cadeia Pública

João Batista estava preso desde o dia 7 de dezembro pelo crime de assalto à mão armada

Na madrugada de ontem, dia 11, o detento João Batista Sá de Castro, de 36 anos, foi encontrado morto com sinais de estrangulamento e hematomas no rosto. O corpo estava dentro de uma cela da ala 7 da Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV), localizada no bairro São Vicente, zona sul da Capital.

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local o preso já estava morto. Depois que a equipe do Samu atestou o óbito, a perícia da Delegacia-Geral de Homicídios (DGH) foi acionada e em seguida o rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a remoção do corpo. Ainda na manhã de ontem, o exame cadavérico foi realizado, a fim de se identificar a causa da morte.

João Batista estava recolhido na unidade prisional desde o dia 7 deste mês e respondia pelo crime de assalto à mão armada, artigo 157 do Código Penal Brasileiro (CPB). A direção da unidade prisional deve abrir um procedimento administrativo para apurar a morte do preso e identificar os autores do crime para que sejam penalizados, como prevê a Lei de Execuções Penais (LEP).

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou, por meio de nota que, por volta das 2h da madrugada, detentos das alas 6, 7 e 8 da Cadeia Pública Masculina começaram a chamar pela carceragem pedindo socorro, afirmando que um preso estava passando mal.

“No momento, a equipe de plantão na unidade prontamente se deslocou às alas e, ao chegar ao local, verificou que havia uma pessoa caída no chão da cela 5 da ala 7, onde estavam mais oito presos. A equipe de serviço acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que verificou e atestou o óbito do preso”, informou.

O caso está sendo investigado pela DGH, mas até o fim da tarde de ontem, os responsáveis pelo homicídio ainda não tinham sido levados à Delegacia para prestar esclarecimentos. (J.B)

Publicidade