Cotidiano

DIA DE CAMPO - Novas variedades de mandioca são lançadas em Roraima

As novas cultivares foram desenvolvidas pela Embrapa e são recomendadas para o cultivo em solo roraimense .

A Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em parceira com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) promove nesta sexta-feira, dia 18, um Dia de Campo para o lançamento de novas cultivares de mandioca. O evento, que contará com a presença de produtores, técnicos e estudantes da região, ocorre no Campo Experimental Serra da Prata, na vicinal da Pratinha, no município de Mucajaí. 

O coordenador da vertente de mandiocultura da Seapa, Marcelo Pereira, informou que serão lançadas as variedades de mandioca de mesa (Saracura, BRS Japonesa e BRS Moura) e de indústria (BRS Caipira e BRS Tapioqueira), indicadas para o cultivo no Estado. Disse ainda que profissionais da Embrapa irão ministrar palestras sobre o cultivo da raiz.

“Os agricultores que participarem terão a oportunidade de aprender mais sobre as doenças que acometem a cultura, além do zoneamento agrícola de risco climático da mandioca [Zarc], com visita aos experimentos de campo e demonstração do plantio mecanizado”, explicou.

Pereira destacou ainda a apresentação do Programa de Mandiocultura do Estado de Roraima desenvolvido pela Seapa. “Iremos falar um pouco sobre o trabalho que desenvolvemos com a assistência técnica e o aumento na produtividade proporcionado pela implantação de tecnologias e pelo trabalho executado junto aos produtores”, disse.

MANDIOCA EM RORAIMA – Uma raiz típica da América do Sul, a mandioca é um alimento consumido por milhares de brasileiros todos os dias. De fácil adaptação, ela está presente em todos os estados do país. Em Roraima, o cultivo da raiz segue em constante desenvolvimento.

A safra 2016 registra uma produtividade de 133 mil toneladas, extraídas de uma área de plantio de 7.950 hectares, alcançando um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 86 mil toneladas. Parte deste resultado deve-se a agricultura familiar, que é responsável por 89% da produção estadual.

Atualmente existem três tipos de cultivo em Roraima: mecanizado (950 hectares), com tecnologia total (120 ha) e sistema tradicional (6.850 ha). A modalidade com maior produtividade é a com tecnologia total, cada hectare pode produzir até 60 toneladas da raiz, depois vem o plantio mecanizado com 25 ton/ha, seguido do sistema tradicional com 15 ton/há.

Segundo dados da vertente de mandiocultura, 65% da mandioca cultivada em Roraima é vendida para o estado do Amazonas. Atualmente, 95% da produção estadual é consumida em solo roraimense, e os 5% restantes são comercializados no Estado do Amazonas.

Fonte: Secom-RR

 

Publicidade