Cultura

Dança transforma a vida de crianças e adolescentes de Caracaraí

O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, se aproxima e a técnica em Enfermagem, Meire Rejane da Silva, de 42 anos, afirma que já ganhou o presente. Rejane é moradora de Caracaraí, a 170 quilômetros de Boa Vista, e conta que antes da chegada do Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima, em dezembro do ano passado, o município não contava com oportunidades de educação e lazer para crianças e adolescentes da região. “As atividades desenvolvidas na unidade do Poder Legislativo são um grande presente para as famílias, em especial para nós que somos mães. Falando em nome de todas as mães de Caracaraí, posso dizer que veio para fazer a diferença na cidade”, comentou.

Mãe de duas crianças, Mel Geovana de 6 anos e João Gabriel de 8, ela viu a vida dos filhos melhorar após passarem a frequentar as aulas de balé. “No interior não temos muitas opções. Eles não tinham o que fazer, iam para escola, faziam a tarefa e ficavam assistindo televisão ou em redes sociais. Hoje, todos os dias eles preenchem o tempo com atividades produtivas”, elogiou a mãe.

A melhora também pode ser percebida no comportamento das crianças, conforme explicou a técnica de enfermagem. “Eles ficaram mais disciplinados e comprometidos com a pontualidade e com a organização das tarefas em casa e na escola”, comemora.

Rejane revelou ainda que teve um momento engraçado na família quando o João Gabriel decidiu fazer balé. “O Gabriel não se agrada de qualquer atividade. O pai dele queria que ele fizesse esporte, mas ele não quis, porque simplesmente se encantou pelo balé e dou todo apoio necessário. Chegou para mudar nossas vidas”, conta.

O menino conta que o pai queria que ele fizesse futebol, mas passou a gostar das coreografias que são ensinadas no balé “Minha mãe é minha maior fã e agradeço a ela por me apoiar e sempre me trazer nas aulas para que eu possa aprender tudo sobre o balé”, explicou.

A irmã dele, Mel, também frequenta a mesma modalidade e concorda com o amor do irmão pela dança. “Não faltamos nenhum dia, gosto de praticar balé e quero ver nossa mãe orgulhosa nas apresentações”, espera.

ABRINDO CAMINHOS – Com apenas cinco meses de implantação, pais de crianças e adolescentes que participam de atividades promovidas pelo programa Abrindo Caminhos, por exemplo, reconhecem a importância dessa iniciativa do deputado Jalser Renier para a Cidade-Porto.

“Já ouvi relatos de mães que também têm filhos participando do Abrindo Caminhos e elas dizem, e eu concordo, que é visível a mudança de comportamento das crianças e adolescentes integrantes do programa. Nossos filhos estão em constante evolução, seja em casa com a família, com os colegas na escola, além de estarem mais responsáveis e disciplinados”, reconhece a técnica em enfermagem.

O coordenador do Núcleo da Assembleia em Caracaraí, Wildson Sousa, diz que o trabalho que vem sendo feito é reflexo positivo da contribuição que o Poder Legislativo tem dado às famílias do município. “Histórias estão sendo transformadas e ver a satisfação e o sorriso das mães e crianças, é o nosso maior reconhecimento”, pontuou.

Atualmente o balé atende 195 crianças do município de Caracaraí e localidades próximas. Para os pais que desejam inscrever os filhos podem procurar a sede da unidade localizada na avenida Presidente Kennedy, nº 1.151, de 7h30 às 18h, sem intervalo para almoço.

Publicidade