Cotidiano

Data marca 72 anos da apresentação do primeiro computador eletrônico do mundo

Anualmente no dia 15 de agosto, profissionais e interessados em tecnologia no mundo se reúnem para celebrar o Dia da Informática. A data marca o dia em que inventores norte-americanos apresentaram o equipamento eletrônico que veio a ser considerado o primeiro computador do mundo, o ENIAC.

O coordenador do curso de Sistemas da Informação do Centro Universitário Estácio da Amazônia, OrnélioHinterholz, disse quea data serve para lembrarmos a relevância do invento no cotidiano da sociedade atual.

“A informática nasceu em 1946, então, está completando 72 anos de existência. Muito jovem se comparada à outras ciências, mas extremamente impactante se analisarmos sua influência na sociedade contemporânea”, comentou Ornélio.

O ENIAC (ElectricalNumericalIntegratorand Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala, criado pelos cientistas John Eckert e John Mauchly, da ElectronicControlCompany. Por meio do avanço da tecnologia, a informática se transformou em uma ferramenta indispensável para as tarefas mais básicas a qualquer pessoa e essencial para na vida cotidiana.

Segundo o coordenador, é inimaginável para algumas pessoas, um mundo sem Smartphones, Internet, TV Digital e Computadores. “De fato, a Computação e a Informática mudaram o mundo e continuam mudando continuamente e numa velocidade extraordinária”, apontouHinterholz.

Muito embora o mercado de trabalho em Roraima para a área seja considerado frágil, por conta da crise econômica que assola o país, existem mais de 200 mil vagas em aberto no Brasil, mais de 700 mil vagas a serem abertas, além de três milhões de vagas em aberto nos principais países desenvolvidos na América do Norte, Europa e Oceania.

“O que o profissional de TI (Tecnologia da Informação) não pode fazer é ficar parado em um lugar ruim, as oportunidades existem, basta que o profissional tenha coragem de ousar busca-la”, disse Ornélio.

Ele concluiu ressaltando que a atualização constante e o inglês fluente são cruciais para a permanência do profissional de TI no mercado.