Política

Datafolha aponta disparada na rejeição do governo Temer

Assim como ocorreu com Dilma Rousseff (PT), a maioria da população é a favor da renúncia do presidente para a realização de novas eleições

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo, 11, no jornal Folha de São Paulo, apontou que a popularidade do Governo Temer despencou desde junho deste ano.

Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros avaliam a gestão do peemedebista como Ruim ou Péssima. Em junho, o percentual foi de 31%. Já aqueles que avaliaram como regular caiu de 42% para 34%.

Apenas 10% da população avaliaram o Governo como Bom ou Ótimo, ante aos 14% da pesquisa de junho, e os não souberam responder somaram 05% (contra 13% na primeira pesquisa).

A pesquisa foi feita entre os dias 07 e 08 de dezembro, antes de virem à tona novos detalhes da delação premiada da Odebrecht com menções a Temer.

O levantamento mostrou, ainda, que a maioria da população brasileira (63%) é a favor da renúncia de Temer ainda neste ano para que sejam realizadas eleições diretas. 27% dos entrevistados afirmaram ser contra a saída do peemedebista para esse fim, 06% se declararam indiferentes e 03% não souberam responder.

Para que a população vá às urnas para votar em um novo presidente, seria necessário que Temer deixasse o cargo até 31 de dezembro. Se o peemedebista não deixar a presidência até o final deste ano, a eleição para os cargos de presidente e vice será feita indiretamente pelo Congresso, 30 dias depois.

A parcela da população que queria uma nova eleição direta em julho é a mesma que a atual. Na época, uma pesquisa apontou que 62% defendiam a renúncia de Dilma e Temer para que se realizasse um novo pleito direto; 30% foram contra; 4% não sabiam e 4% se declararam indiferentes.

Com informações do Portal Terra.