Política

De cinco nomes cogitados, apenas três confirmam pré-candidaturas ao governo

Cenário político para eleições de 2018 começa a ser desenhado e dois pretensos pré-candidatos dizem que ainda é cedo para tratar do assunto

Faltando ainda quase dois anos para as eleições gerais, a configuração política para 2018 já começou a ser rascunhada em Roraima. No cenário atual, o Estado tem pelo menos três pré-candidatos ao governo declarado para as próximas eleições.  São eles: o empresário Airton Cascavel (PPS), o ex-governador José de Anchieta Júnior (PSDB) e a governadora Suely Campos (PP), que tentará a reeleição.

Além deles, o ex-deputado federal Luciano Castro (PR) e a prefeita Teresa Surita (PMDB) também são cotados como possíveis pré-candidatos, mesmo não confirmando o interesse. A maioria das legendas ainda não definiu se terá candidatura própria ou se apoiará outros pré-candidatos.

Os nomes escolhidos deverão ser confirmados somente no início do próximo ano, segundo os integrantes dos partidos, os quais afirmam ser muito cedo para se especular candidaturas, visto que ainda falta quase um ano e meio para as convenções. No entanto, para a Folha, três já manifestaram publicamente a vontade de concorrer ao pleito.

ANCHIETA JUNIOR – O PSDB terá como candidato o ex-governador Anchieta Junior, que confirmou sua pré-candidatura em entrevista à Folha. Ele disse que tem visitado correligionários e conversado muito em suas andanças pelo interior do Estado. “Tenho sido bem recebido e sou um pré-candidato”, confirmou.

AIRTON CASCAVEL – Outra possibilidade é a candidatura do empresário Airton Soligo, mais conhecido como Airton Cascavel (PPS). O empresário e ex-deputado estadual se apresentou como alternativa para o eleitorado roraimense. Em conversa com a Folha, ele assumiu ser pré-candidato. “Lutarei para ser o futuro governador de Roraima e serei o melhor governador que este Estado já teve”, disse.

SUELY CAMPOS – A governadora Suely Campos (PP) se empenha em mostrar trabalho nos anos de sua gestão. Em uma das ações promovidas no interior do Estado, ela disse que é “candidata nata à reeleição”. A assessoria de imprensa, ao ser questionada sobre o tema, afirmou: “Todo governante é naturalmente pré-candidato a reeleição enquanto vigorar esse instituto no país, e a governadora está cumprindo seu plano de governo”.

PMDB não confirma interesse de lançar candidatura de Teresa

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), que teve 80% de aprovação popular ao ser reeleita, está sendo cortejada de forma mais intensa, conforme o momento da definição das candidaturas vai se aproximando.

No entanto, ao ser procurados pela Folha, os integrantes do PMDB disseram que não têm posicionamento oficial sobre as candidaturas e informaram que ainda não começaram as articulações.

Surita afirmou diversas vezes que esse será seu último mandato como prefeita da Capital e que, por esse motivo, irá permanecer até o final, o que a colocaria fora da disputa pelo governo estadual em 2018.

LUCIANO CASTRO – O ex-deputado Luciano Castro tem externado interesse em disputar o Governo do Estado nas eleições de 2018. Atual secretário de Gestão de Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, ele está atuando ativamente na pavimentação das rodovias federais de Roraima. Em entrevista à Folha, Castro afirmou que “está avaliando e que não tem decisão concreta sobre uma possível candidatura”.