Esporte

De férias em Roraima, Adriano Filho fala de sonho de jogar no Flamengo

Em seis meses nas categorias de base do rubro-negro, Adriano é titular absoluto do time Sub 14 e já levantou a taça de campeão do Carioca de Futsal e está nas semifinais do Campeonato Metropolitano de Futebol do Rio de Janeiro

O pequeno atleta Adriano Filho, de apenas 13 anos, saiu de Roraima no final do ano passado para morar no Rio de Janeiro, depois de ser aprovado em testes nas categorias de base do Flamengo, após quatro anos na Escolinha do Flamengo em Boa Vista.

O atacante Adriano está em Boa Vista passando 15 dias de férias, curtindo a família e os amigos. “Matando a saudade de casa, da família, dos amigos de Roraima”, disse. “Essa é a pior parte de estar no Flamengo, é ficar longe de Roraima, mas o resto é um sonho realizado. Todo jogador pensa em jogar num grande clube e estou tendo essa oportunidade de jogar no Flamengo e isso é muito bom”, disse. “E tenho esse sonho de chegar a ser atleta profissional”, afirmou.

Para realizar o sonho, durante a semana ele divide o tempo em treinos no clube, à tarde, e na escola pela manhã. São três dias no Ninho do Urubu, com futebol de campo, e dois dias na Gávea com treinos de futsal. Pela manhã ele estuda no Colégio Santa Mônica onde cursa a oitava série.

Em seis meses nas categorias de base do rubro-negro, Adriano é titular absoluto do time Sub 14 e conta que já levantou a taça de campeão do Campeonato Carioca de Futsal e está nas semifinais do Campeonato Metropolitano de Futebol de Campo do Rio de Janeiro. Mesmo de férias o atleta não quer se descuidar da parte física.

“Vou tentar não parar a preparação física enquanto tiver de férias, para quando voltar estar pronto para jogar as semifinais”, disse.

O pai do atleta, o contador Adriano Borges da Silveira, disse que não é fácil manter esse sonho de ver o filho treinando no Flamengo, mas que está disposto a manter o sacrifício de pagar aluguel de um apartamento no Rio de Janeiro, onde o atleta passou a morar com a mãe, Josilene Borges.

“Vou duas vezes por mês visitar eles e acompanhar o trabalho do Adriano nos treinos na Gávea e no Ninho do Urubu e não é fácil manter esse ritmo. Todos os dias é minha esposa que leva ele para treinar, acompanha os treinos e volta para o apartamento”, disse. “Toda a despesa é nossa, mas fazemos qualquer sacrifício para realizar o sonho dele”, afirmou.

O coordenador da Escolinha Fla em Roraima, Társis Almeida, disse que Adriano atua como meio-campista e atacante e, entre as características do atleta, citou ser muito habilidoso, driblador e em quase todas as competições que disputou pela Escolinha foi artilheiro. “Tem faro de gol”, disse. “Mas tem que superar a saudade e o fato de estar longe dos amigos, da cidade onde conviveu por muito tempo. Isso existe, mas falo pra ele que Isso faz parte do aprendizado para quem quer ser tornar um jogador de futebol”, disse.

Társis informou que dos seis garotos que fizeram parte da Escolinha do Fla em Roraima e que hoje estão em categorias de base de grandes clubes, três estão no Flamengo: Adriano Filho (13 anos), Gabriel Asaphi (12 anos) e o Leandro Germano (10 anos).

Vinicius Ventura (12 anos) no Atlético Mineiro, João Cardoso (17 anos) e Vitor Rafael (12 anos) ambos no Botafogo-RJ.