Esporte

De férias em Roraima, Gabriel Asaph fala em crescer no Flamengo e ir para Europa

Nas categorias de base do Rubro Negro há mais de um ano e meio, o meia-atacante canhoto se destaca pelos bons passes e na criação de jogadas, cobranças de falta, drible e velocidade

O roraimense Gabriel Asaph, de 11 anos, atleta das categorias de base do Flamengo do Rio de Janeiro-RJ, está de férias em Boa Vista visitando familiares e amigos e, em entrevista a Folha, falou de seu dia-a-dia em casa, no Rio de Janeiro, onde mora com seus avôs Bartoleomeu de Almeida e Lilia Maria Cruz de Almeida, dos trabalhos no Centro de Treinamento do clube carioca e de seus sonhos de se tornar atleta profissional, ser campeão pelo Fla e jogar nos grandes clubes da Europa.

Nas categorias de base do Rubro Negro há mais de um ano e meio, o meia-atacante canhoto se destaca pelos bons passes e na criação de jogadas, cobranças de falta, drible e velocidade. Mesmo de férias, Asaph disse que treina todos os dias na Escolinha do Fla em Roraima para manter a forma e, com muito senso de responsabilidade, fala em manter o espaço que já conquistou no clube.

“Quero retornar ao Rio com alto nível físico e manter meu espaço que já consegui até agora na equipe”, disse.

Ele conta que seu dia-a-dia no Rio de Janeiro é intenso, acorda cedo para ir à escola Didia Machado Fortes e de lá vai direto para o Centro de Treinamento, sempre conduzido pelo avô num carro cedido pelo clube. O retorno para casa acontece por volta das 20h. “Minha rotina é de estudos e treinos”, simplifica.

O sonho é o de todo atleta: jogar bem, se dedicar, se destacar, ser campeão e chegar ao time principal. “Sonho também em poder ir para Europa, jogar num grande clube”, afirmou. “Não podemos nunca desistir dos sonhos, pois só assim poderemos chegar lá um dia”, frisou.

Asaph disse que já participou de duas viagens pelo Clube para disputar competições fora do Estado, sendo uma o Mundialito da categoria Sub-11, em Goiana-GO, onde foi campeão, e em Camboriú, Santa Catarina, numa competição de futsal. “Mas a que mais gostei foi a Copa Dente de Leite, joguei bem e fiz um gol de falta e recebi muitos elogios dos coordenadores de base, o treinador Mauro Félix, dos coordenadores Marcos Lourenço e o Carlos Eduardo”, disse.

Seu treinador na escolinha do Fla em Roraima, Tarsis Almeida, disse que o atleta já chamava a atenção pela habilidade desde os quatro anos, quando começou a frequentar a escolinha de futebol. Aos seis anos começou a participar de competições onde se percebeu a evolução e potencial do atleta.

“Fomos uma excussão no Rio de Janeiro e o Gabriel Asaph, com sete anos de idade, se destacou num jogo amistoso em que vencemos uma Escolinha do Fla de outro Estado por 8 a 1 e o Asaph marcou sete dos oito gols da nossa equipe”, disse. “O treinador das categorias de base, na época, o Zé Ricardo, hoje treinador da equipe principal do Flamengo me perguntou sobre o garoto e falei que ele era de Roraima. Logo definimos que ele deveria participar de testes no CT do Flamengo”, frisou.

Ao completar oito anos, em 2013, Gabriel foi aprovado em testes realizados na Escolinha por olheiros do Fla que vieram à Boa Vista e em 2014 passou um tempo treinando na categoria de base no Rio de Janeiro tendo sido aprovado.

“Neste intervalo ficamos avaliando a possibilidade dele ir de vez para morar no Rio de Janeiro, até porque é uma grande mudança na vida do atleta e da família e só em julho de 2015 é que ele foi morar com os avôs que se mudaram para um apartamento custeado pelo clube na Barra da Tijuca, em frente ao Parque Olímpico”, disse.