Cotidiano

Defensoria Pública realiza mutirão para atender demanda reprimida

Em busca de desafogar o número de atendimentos a assistidos que dão entrada em ações na Vara da Família, a Defensoria Pública do Estado (DPE) inicia hoje, 23, mutirão de atendimentos para casos mais demandados pela população. As pessoas atendidas na ação – que aguardavam por atendimento – foram contatadas via telefone e terão seus casos agilizados na ação. O mutirão será realizado por cinco dias e segue até esta sexta-feira, 27. Os trabalhos irão ocorrer na sede administrativa da DPE, na Avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro, das 14h às 18h.

A pretensão dos defensores e servidores atuantes na Vara da Família é dar celeridade aos atendimentos iniciais. Segundo o subdefensor público-geral Stélio Dener, devido ao grande fluxo de atendimento diário, já há assistidos agendados para o mês de março. “A proposta é reduzir a demanda reprimida e, se for possível na hora, já fazer o peticionamento no dia”, explicou.

“Por mais que não seja possível fazer o peticionamento no dia, o assistido pode ficar tranquilo, pois no término do atendimento ele já saberá quem será o defensor responsável, o número do processo. Mas, para isso, é necessário trazer toda documentação necessária, pois só será possível dar entrada no pedido com os documentos em mãos”, alertou Dener.

A ação acontece fora do expediente normal, para justamente não atrapalhar o atendimento ao público pela manhã. O turno vespertino será destinado apenas para os assistidos avisados previamente por telefone. “Pedimos para que as pessoas que terão as suas demandas analisadas nos dias do mutirão que contribuam conosco e compareçam à Defensoria, assim conseguiremos alcançar a meta desejada”, orientou o subdefensor.

Todas as ações de direito da Família serão atendidas no mutirão, exceto as contestações e ações relacionadas à partilha de bens. O mutirão beneficiará tanto aos assistidos, que terão seus pedidos ingressados com mais agilidade, como também à Defensoria, que por sua vez poderá atender mais pessoas que procuram por um atendimento mais célere.