Cotidiano

Defesa Civil alerta para perigo de inundação em Boa Vista

Previsão é de aumento de chuvas intensas nas sub-bacias dos rios Tacutu e Uraricoera, que exercem influência no regime fluviométrico em Boa Vista

A Coordenação da Defesa Civil da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) informou, por meio do boletim de alerta hidroclimático referente ao dia 16 de junho, o risco de inundação em Boa Vista tendo em vista a previsão do aumento de chuvas intensas durante a segunda quinzena deste mês, sobretudo nas sub-bacias dos rios Tacutu e Uraricoera, que exercem influência no regime fluviométrico em Boa Vista. O alerta indica que o nível do Rio Branco poderia ultrapassar a cota de alerta, de seis metros.

Ainda conforme a Defesa Civil, a análise hidrológica do Rio Branco, em Boa Vista, referente ao período de 9 a 15 de junho, indica o predomínio de níveis de elevação. Só nesse período o nível do rio aumentou 2,31 m, sendo que o dia 10 se destaca pelo aumento na proporção de subida (66 cm em 24 horas).

Segundo dados da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), o nível do Rio Branco baixou 0,01 milímetro nesta terça-feira, 20, saindo de 4,76 metros para 4,75 metros. Comparando esse nível, ele se encontra acima que o observado no mesmo dia de 2016, que foi de 4,6 metros. Neste mês, os níveis extremos do Rio Branco registrados foram de 5,07 metros no dia (máximo) e de 2,60 metros no dia 1º (mínimo). Foi recomendado à Defesa Civil Estadual que intensifique o monitoramento nas áreas de risco do Estado.

AMAZONAS – De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, 39 municípios estão em situação de emergência por causa das enchentes que atingem o Estado vizinho. Até agora, já foram contabilizadas mais de 64 mil famílias que foram afetadas com as fortes chuvas no estado. O Instituto Nacional de Meteorologia informou que a previsão para os próximos dias no Amazonas é de tempo nublado, com pancadas de chuva isoladas. (A.G.G)

Previsão é de chuvas dentro da normalidade para próximos 3 meses
 
O período chuvoso que iniciou com expectativa de ser intenso em Boa Vista tem surpreendido com dias calorosos, isso porque as maiores precipitações ocorreram na região oeste do Estado, como a enchente em Uiramutã registrada no mês passado e divulgada pela Folha. Em 18 dias de chuva no mês de maio, o acumulado de chuvas foi de 361,2 milímetros. Neste mês de junho, já foram acumulados 121,8 milímetros. A previsão até agosto é de chuvas dentro da normalidade.

Segundo o meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramom Alves, a previsão é atribuída ao comportamento da Temperatura da Superfície do Mar (TSM), que durante abril e maio ficou próxima à média em boa parte do Pacífico Equatorial. Conforme Alves, ainda foi observado no mês de abril uma forte anomalia positiva de TSM sobre o Pacífico Leste, próximo à costa oeste da América do Sul, o que explica a previsão.

O meteorologista declarou que a previsão para o próximo trimestre é de neutralidade climática, ou seja, sem a influência dos fenômenos La Niña ou El Niño, mas com continuação de aquecimento ao longo do Pacífico Equatorial, o que vai exercer influência no regime de chuvas em Roraima. Para os próximos dias, a previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado com chuva em áreas isoladas, com temperaturas estáveis e variações entre 25°C e 33°C. (A.G.G)