Cotidiano

Defesa Civil intensifica monitoramento em áreas de risco

Além da constante verificação das condições meteorológicas e do nível do Rio Branco, o órgão tem mantido um efetivo de sobreaviso para a realização de vistorias in loco

Com a intensificação do período chuvoso, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) passou suas reforçar as ações de monitoramento nas áreas de maior risco de alagamentos no Estado.

Além da verificação constante das condições meteorológicas e do nível do Rio Branco, o órgão tem mantido um efetivo de sobreaviso para a realização de vistorias in loco em áreas críticas na capital e no interior.

Caso necessário a atuação emergencial, a Defesa Civil também dará todo o suporte a população, como ocorreu na última sexta-feira, 22, quando o órgão foi acionado para fazer uma baldeação de moradores no igarapé da vicinal 28, no município de Caroebe.

Apesar de não haver registro de desabrigados em decorrência do período chuvoso, a CEPDC lembra que já dispõe de locais com infraestrutura que podem ser usados em caso de uma eventual necessidade. O ginásio da Escola Estadual 13 de Setembro, por exemplo, está passando por reforma para a acomodação de possíveis desabrigados na área da olaria, setor normalmente afetado, quando há ocorrência de chuvas persistentes.

Em casos emergenciais, o órgão lembra que a população pode solicitar ajuda pelo telefone de emergência 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil Estadual.

DICAS DE SEGURANÇA – A Defesa Civil também aproveitou para reforçar os cuidados que a população deve tomar neste período de chuva intensa. Os cuidados valem tanto para antes, durante e após a ocorrência de precipitações na capital e no interior.

ANTES DAS CHUVAS:

– Realizar poda ou corte de árvores localizadas próximo às residências, com risco de queda;

– Manter o conserto de calhas e telhados, trocar telhas quebradas, fazer reforço da fixação, renovando pregos e madeiras, fazer isolamento da fiação elétrica;

– Não estacionar carros em ladeiras;

– Não acumular lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, esse material vai parar nos bueiros;

– Verificar condições de segurança de sua casa: atenção para trincas, rachaduras, queda de paredes.

 

DURANTE AS CHUVAS:

– Se o nível da água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro.

– Se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores; elas atraem raios e seus galhos podem cair.

APÓS AS CHUVAS:

– Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação. O que traz sérios riscos à saúde;

– Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados; nem em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

*INFORMAÇÕES: Ascom Corpo de Bombeiros.