Cotidiano

Defesa Civil retira famílias de residências alagadas pelo rio Branco

Famílias foram levadas para casa de parente ou de amigos

Quatro famílias foram retiradas de suas casas no bairro Caetano Filho pela Defesa Civil na tarde desta terça-feira, 27. Os moradores entraram em contato com uma equipe que realizava monitoramento do nível do Rio Branco. As famílias foram levadas para casa de parente ou de amigos.

A moradora, Eliza França, percebeu que sua casa estava sendo alagado buscou ajuda e foi levada para casa de um parente. “Para não perder minhas coisas decidi pedir ajuda, já que minha casa estava começando alagar”.

Depois que o nível do Rio Branco passou dos seis metros a Defesa Civil tem patrulhado a orla do Rio Branco para detectar pontos críticos que podem desalojar ou desabrigar moradores.

“Hoje o rio já está com sete metros e já é considerado crítico, por isso estamos em alerta. Recebemos o chamado de quatro famílias, por isso estamos aqui e vamos leva-las para casa de parentes ou amigos”; explicou o coordenador da Defesa Civil Miranda Pontes.

Conforme Miranda muitos moradores já fizeram cadastro, e caso o nível do Rio Branco suba ainda mais a equipe está preparada para retirar os atingidos.

Prevenção: Para evitar transtornos devido às intensas chuvas, a Patrulha da Chuva monitora 80 pontos da cidade diariamente com equipes divididas em cinco áreas. As ações obedecem a um cronograma e também são feitas por demandas da Central de Atendimento 156.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente também intensificou os serviços de limpeza, roçagem, capina e recolhimento de entulhos e galhadas nas ruas. Nesse primeiro semestre, já foram retiradas mais de 120 mil toneladas desse material e de lixo doméstico.