Cotidiano

Delegada alerta para o dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Em Roraima, geralmente os casos de desaparecimento estão ligados a outros tipos de crime

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado anualmente em 25 de maio. Esta data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes. De acordo com o S.O.S Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desapareçam por ano no Brasil.

Segundo a Delegada Verlânia Silva de Assis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, em Roraima, geralmente os casos de desaparecimento estão ligados a outros tipos de crime.

“A grande maioria dos casos registrados de crianças e adolescentes desaparecidos em Roraima, tratam-se de crimes como homicídio. Há também quando as vítimas portadoras de necessidades especiais  se perdem, ou até mesmo, quando o adolescente não comunica aos pais onde está” informou.

Ainda assim, a delegada alerta aos desaparecimentos pelo fato de Roraima estar localizado em uma região de fronteira. “Como estamos entre dois países, é preciso ter um cuidado a mais. Nesses casos, os pais e responsáveis devem comunicar com urgência a Polícia para que as investigações feitas pelo Núcleo de Investigação de pessoas desaparecidas possa agir. Quanto mais rápido se iniciar o procedimento de investigação, mais rápido é encontrado o paradeiro da criança” afirmou.

Origem da data

Esta data é uma homenagem ao caso de Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque, enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979.

A partir de então, anualmente, os amigos e familiares de Patz se reuniam na data de seu desaparecimento para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o desaparecimento de outras crianças.

Infelizmente, a criança nunca foi encontrada, mesmo com o intenso esforço da polícia e comunidade na época. A partir deste caso, começou a famosa campanha que incluía fotos de crianças desaparecidas nas caixas de leite nos Estados Unidos.