Cotidiano

Demanda pelos serviços da Caixa aumentou após liberação do FGTS

Para o atendimento das contas inativas do FGTS, a Caixa tem elaborado estratégia diferenciada para dar celeridade

Mais de R$ 15 bilhões já foram pagos pela Caixa Econômica Federal em saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em todo o Brasil até o momento. Segundo a superintendência do banco em Roraima, o pagamento do benefício é um dos principais motivos da superlotação nas agências locais e o aumento da demanda pelos serviços da Caixa.

Na manhã de ontem, 24, a equipe da Folha visitou três agências da Caixa Econômica em Boa Vista. Na agência localizada na Avenida João Pereira de Melo, Centro, dezenas de clientes aglomeravam-se em frente aos caixas eletrônicos e também dentro da agência, no aguardo de atendimento.

O acadêmico de Letras, Lucas Jorge, era um deles. “Eu deveria ter vindo sacar antes o FGTS, mas, na verdade, não imaginava que tinha algum saldo. Depois de uma conversa com amigos, entrei no site na hora, preenchi meus dados e vi que tinha um resquício na conta. Dinheiro veio em boa hora porque estou desempregado”, disse o acadêmico, afirmando não se importar com a quantidade de pessoas que também aguardava atendimento. “Eu espero o tempo que for necessário, desde que saia com um dinheiro para pagar as contas”, completou.

Na agência da Avenida Ataíde Teive, todos os caixas eletrônicos estavam ocupados e com fila de espera. “Muita gente vem para cá [agência da Caixa] fazer serviço que poderia realizar pelo telefone, como transferência e pagamento de conta, por exemplo. Eu já vi várias vezes. Isso acaba gerando ainda mais tumulto. Sem contar os caixas eletrônicos que não funcionam. Tem dois que não estão realizando saque nessa agência. É uma ‘dorzinha de cabeça a mais’. Sem falar que essa agência da Ataíde Teive vive lotada. Acho que nunca vim aqui para estar sem movimento”, disse o servidor público Waldecir dos Santos Júnior.

Das três agências visitadas, a da Avenida Ville Roy, bairro São Pedro, era a que apresentava o menor número de clientes. Os caixas eletrônicos estavam todos funcionando normalmente.

CAIXA – Através de nota enviada à Folha, a superintendência da Caixa em Roraima informou que, nos últimos anos, o número de clientes aumentou, especificamente após a liberação de saque de FGTS das contas inativas.

Em relação à quantidade de clientes em Roraima, o banco informou que “considera como cliente todo cidadão que, mesmo sem ter conta corrente ou poupança na CAIXA, entra em contato com seus serviços. Exemplo: beneficiários de Bolsa Família, Seguro Desemprego, PIS, contas inativas de FGTS, entre outros”.

Sobre os problemas encontrados por clientes e reclamações, a Caixa afirmou que realiza ações para melhoria do atendimento, como “acompanhamento do tempo de espera para atendimento nos caixas, divulgação de canais de atendimento alternativos como autoatendimento, internet, mobile, caixa-rápido, rede lotérica e correspondentes bancários. Além disso, a Caixa revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais”.

No caso de consulta das contas inativas, o banco orientou que o cliente, antes de ir a uma agência, consulte o site www.caixa.gov.br/contasinativas, ou entre em contato pela central de atendimento 0800 726 2017, para verificar se possui saldo para saque e qual a data prevista para o pagamento, de acordo com o calendário e mês de aniversário. “Somente se identificar alguma divergência, deverá procurar uma agência fora das datas previstas pelo calendário”, explicou a nota.

Segundo a Caixa Econômica Federal, existe a previsão de construção de três novas unidades lotéricas, que serão localizadas nos municípios de Caracaraí, Mucajaí e Alto Alegre. “Também contamos com os meios digitais de atendimento, como os aplicativos para celular, onde podem ser feitas consultas e transações bancárias, e o Internet Banking que oferece facilidade aos clientes, pois neste ambiente o cliente consegue realizar pagamentos, fazer empréstimos, transferências bancárias e até apostas na Mega-Sena com segurança e praticidade”, informou.

Para o atendimento específico das contas inativas do FGTS, a Caixa afirmou que tem elaborado estratégia diferenciada para celeridade desses atendimentos, como “abrir agências duas horas mais cedo, aumentando o horário de atendimento nos dias seguintes à liberação de calendário de pagamento”. “Algumas agências estão sendo abertas no primeiro sábado do calendário, funcionando de 9h às 15 horas, somente para atender essa demanda”, concluiu a nota.

AGÊNCIAS EM RORAIMA – Na cidade de Boa Vista, a Caixa Econômica Federal possui seis agências, 14 loterias, 15 correspondentes Caixa Aqui e 16 caixas eletrônicos. No interior do estado, o banco possui quatro agências, nove loterias, sete correspondentes Caixa Aqui e cinco caixas eletrônicos, que totaliza uma rede de atendimento composta de: dez agências, 23 loterias, 22 correspondentes Caixa Aqui e 21 caixa eletrônicos em todo o estado.

Quase 10 milhões de brasileiros já sacaram o FGTS

Até o dia 19 de abril, a Caixa Econômica Federal pagou cerca de R$ 15,1 bilhões em saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos entre janeiro e maio. O valor pago na primeira e na segunda fase do calendário equivale a 83,2% do total inicialmente previsto (R$ 18,1 bilhões) para as duas fases.

O número de trabalhadores que já sacaram os recursos das contas superou 9,5 milhões e representa 76% das 12,5 milhões de pessoas nascidas no período. Têm direito ao saque das contas inativas o total de 30,2 milhões de trabalhadores, somando o total de R$ 43,6 bilhões. Os saques das contas inativas do FGTS ocorrem de acordo com um calendário divulgado pelo governo e os mesmos poderão ser feitos até 31 de julho.