Política

Denúncia contra Ângela Portela será analisada hoje no Senado

Nesta terça-feira, 08, o Conselho de Ética do Senado se reúne para analisar denúncia contra as senadoras que ocuparam a Mesa do Plenário, na sessão em que foi votada a reforma trabalhista. Na sessão convocada, o relator da denúncia deverá ser apontado. São alvos da denúncia a senadora Ângela Portela (PDT) e as colegas Regina Sousa (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Foram 14 senadores, entre eles Elmano Férrer (PMDB) e Ciro Nogueira (PP), que assinaram documento endossando a denúncia contra as parlamentares. Há um pedido, assinado por mais de 20 senadores, para que João Alberto reconsidere a decisão de acolhimento da denúncia.

Caso o Conselho de Ética decida que a denúncia é procedente, as senadoras podem ser punidas com penas que variam de advertência e censura (verbal ou escrita), perda temporária do exercício do mandato e, em último caso, a perda do mandato, que teria que ser decidida pelo plenário da Casa.

As parlamentares ocuparam a Mesa do Senado em protesto, para tentar impedir a votação da reforma trabalhista. As senadoras defendem que sejam tratadas assim como foi Aécio Neves (PSDB), que teve seu caso arquivado, mesmo diante de denúncias bem mais graves.