Cotidiano

Depois de 20 anos sem reforma, Escola mais tradicional de Roraima é revitalizada

A escola é uma das pioneiras da rede pública estadual de ensino de Roraima

Foram necessários mais de 20 anos para que a Escola Estadual Monteiro Lobato, um dos estabelecimentos públicos mais antigos de Roraima, ganhasse uma ampla revitalização estrutural. O prédio teve seu valor histórico reconhecido e foi revitalizado. 

“O prédio atual construído pelo ex-governador Neudo Campos em 1993, e hoje temos a satisfação de promover essa revitalização, assim como já fizemos em mais de 30 escolas nesses três anos de governo”, destacou a governadora Suely Campos na solenidade de inauguração.

A obra contemplou as partes hidráulica, elétrica e sanitária da instituição. A copa da escola também foi reformada com a troca de pisos, revestimento de parede, e instalação de refrigeração no depósito de alimentos.

 Durante a primeira etapa da reforma foi feito o redimensionamento da rede elétrica, com a substituição de fiação e cabos, instalação de quadros de distribuição para a climatização das salas de aula.

 Além disso, foi feita a pintura de todo o prédio, troca de portas, fechaduras e substituição das janelas por material acrílico. Nos banheiros foi feita a troca de vasos sanitários e pias. A quadra de esportes da unidade também foi totalmente revitalizada, incluindo os vestiários, banheiros e alambrado.

RR EDUCA – Durante o evento também foi feito o lançamento do Projeto RR Educa na Escola Monteiro Lobato, a escola agora conta com um Lounge interativo, além de 10 salas de aula que receberam televisores Touch Screen.

O RR Educa tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e reduzir em até 60% o índice de reprovação nas escolas estaduais de Roraima.

A nova ferramenta vai proporcionar à escola, por meio da plataforma digital (Memor Louge), a integração entre professores, alunos e pais no ambiente digital.

Na sala de aula, o professor ministra o conteúdo normalmente e tira as dúvidas dos alunos que acessam o conteúdo previamente. Os alunos terão inúmeras possibilidades de explorar os conteúdos com o auxílio da Internet.

Para complementar, os estudantes tem acesso a atividades complementares após a aula, com mais conteúdos e outros tipos de exercícios, também por meio do aplicativo.

HISTÓRICO – Fundada em 1º de abril de 1949, a escola é localizada na rua Cecília Brasil, no Centro de Boa Vista, e é uma das pioneiras da rede pública estadual de ensino de Roraima. Atualmente a escola atende 1.790 alunos divididos nas séries de 6º ao 9º ano, 1º e 2º ano do Ensino Médio, e EJA (Educação de Jovens e Adultos).