Política

Deputado afirma que reunião com Michel Temer não teve resultados

Falta empenho do Governo Federal em resolver as questões pendentes de Roraima, foi a conclusão do deputado Carlos Andrade

O deputado Carlos Andrade (PHS/RR) classificou a reunião que a bancada federal teve com o presidente Michel Temer (PMDB), para discutir as obras do Linhão de Tucuruí, que interligará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir de Manaus (AM), como pouco evolutiva. Segundo ele, o presidente pediu prioridade ao Ministro da Justiça para que resolvesse a situação da paralisação das obras do linhão, regulamentando a questão.

“Tivemos a reunião para cobrar um posicionamento sobre a questão da linha e das terras do nosso Estado. O presidente mandou chamar o presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg Ribeiro de Freitas, para que desse um resultado sobre a reunião que aconteceu com os índios Waimiri-Atroari. Não houve uma evolução concreta e queríamos isso. Estamos trabalhando para ocorrer a liberação da obra e cobrar esse posicionamento para saber até quando o Governo Federal vai deixar o Estado de Roraima nessas circunstâncias sem resolver nossas pendencias que são tão graves”, disse.

Na reunião estiveram presentes, além do deputado Carlos Andrade, o ministro Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), acompanhado do ministro interino do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, e dos deputados Abel Mesquita (DEMR), coordenador da bancada do Estado de Roraima, Edio Lopes (PR), Hiran Gonçalves (PP) e Jhonatan de Jesus (PRB).

Abel Mesquita, em entrevista à Folha, disse que a negociação de condicionantes com os representantes indígenas da comunidade Atroari-Waimiri é o único impedimento que está travando a liberação da licença de instalação do Linhão de Tucuruí. “Cobramos uma providência a respeito da questão energética de Roraima e pretendemos convocar o empresário contratante das termoelétricas, pois, quando cortam a energia de Guri, eles têm que fornecer energia, e não estão fornecendo. Precisam explicar o que está acontecendo”, frisou.