Política

Deputado cobra criação do Fundo Estadual do Idoso

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) cobrou, do Governo de Roraima, o imediato envio do projeto de lei para criar o Fundo Estadual do Idoso (FEI-RR). Segundo ele, a criação desse instrumento possibilitará a doação de recursos para o atendimento de ações e políticas públicas voltadas à população com idade superior a 60 anos, que equivale a uma população idosa estimada em mais de 11% do total de todos os moradores.

Segundo o deputado estadual Valdenir Ferreira (PV), que está à frente da Comissão, o Fundo Estadual do Idoso já existe em outros estados brasileiros e precisa ser uma iniciativa do Poder Executivo. “Estamos aguardando o Estado enviar o projeto para dar celeridade e aprová-lo junto às demais comissões da Casa. O Fundo vai garantir recursos para as necessidades e ações da classe. Os cidadãos roraimenses merecem envelhecer com dignidade e respeito”, ressaltou Valdenir.

Ele argumenta que o fundo é muito necessário, pois a população idosa vem crescendo rapidamente em Roraima. “Nós precisamos atender essa demanda com políticas para a pessoa idosa. O Estado, por sua vez, não tem condições financeiras para sustentar a demanda que vem surgindo, que é uma emergência. Quando se trata de idoso, os gastos com saúde triplicam”, destacou.

Segundo ele, a criação do Fundo Estadual do Idoso vem amparar a Política Nacional do Idoso, regida por lei, a qual diz que o Estado deve prover e garantir qualidade de vida para os idosos, conforme destacou Ferreira. “O fundo poderá financiar programas, projetos, ações e serviços que venham a atender a demanda dessa população, que grita por justiça”, prosseguiu.