Cotidiano

Deputado cobra melhorias na qualidade da água no município

Caer informou que água está apta ao consumo e que realiza controle de qualidade diária e semanal

Após visita técnica ao município de Alto Alegre, região Centro-Oeste do Estado, no início de junho, o deputado estadual Valdenir Ferreira (PV) constatou a insatisfação da população em relação ao tratamento de água feito pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

Segundo os moradores, a água distribuída pela instituição está suja e com a coloração marrom, fato que pode prejudicar a saúde dos habitantes.

Para chamar a atenção do poder público para o problema, o parlamentar encaminhou uma indicação, na semana passada, para o Governo do Estado.

“Durante a visita percebemos que a infraestrutura da unidade da Caer de Alto Alegre é precária e, apesar do esforço dos servidores, não atende a demanda”.

A unidade foi construída quando o município tinha aproximadamente sete mil habitantes. Hoje, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Alto Alegre tem mais de 16 mil pessoas. “A população cresceu muito e a estação de tratamento de água do órgão parece não suprir a necessidade dos moradores”, acrescentou Valdenir.

Nas regiões mais afastadas da sede do município, como na Vila São Silvestre e na Comunidade do Raimundão, a situação é ainda pior. “A falta de água aliada as constantes quedas de energia também tem prejudicado aqueles que moram nas localidades mais afastadas, principalmente os comerciantes, que perdem seus produtos por não poder armazená-los corretamente. A Caer e a Eletrobras devem se mobilizar para fornecer um serviço de qualidade à sociedade”, concluiu.

Um servidor público e morador de Alto Alegre, que preferiu anonimato, ressaltou a necessidade de melhorias no processo de tratamento de água. “Para se ter uma ideia, as pessoas que têm uma melhor condição financeira preferem comprar água mineral porque a água potável fornecida pela Caer é suja, com gosto ruim e tem coloração marrom. É uma falta de respeito com o cidadão. Nossos direitos devem ser respeitados”, argumentou.

Governo – A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informou que até o momento não recebeu nenhuma reclamação sobre o abastecimento de água, no município de Alto Alegre.

Por meio de nota, a Companhia esclarece que na Vila Silvestre o abastecimento de água é feito por meio da utilização de dois poços artesianos que estão funcionando normalmente, porém quando ocorrem quedas de energia ficam comprometidos, devido à instabilidade da rede elétrica.

“A Caerr ressalta que a água utilizada para o abastecimento em Alto Alegre passa pela Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na sede o município. Além disso, é feito o Controle de Qualidade da Água, nos laboratórios de análises, em Alto Alegre e também em Boa Vista. O trabalho inclui as coletas diária e semanal de amostras de água” informou.

Essas análises qualificam a água bruta de acordo com as classificações estabelecidas pela Resolução nº 357 de 17/05/2005 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), e atendem ainda, o padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde.

Todo este controle de qualidade é realizado através de análises físico-químicas e bacteriológicas nos laboratórios da empresa e que os resultados das análises feitas nos laboratórios da empresa são encaminhados para órgãos de controle estadual e municipal, além do Ministério da Saúde.