Política

Deputado confirma entendimento com governo e diz que são 6 em negociação

Deputado Xingu, um dos líderes da oposição, diz que irá para a base governista, mesmo mantendo apoio ao presidente da ALE

A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) só retoma os trabalhos no dia 15 deste mês, quando encerra o período de recesso dos deputados. Porém, nos bastidores, a movimentação continua intensa para       se definir o bloco de situação que forma a base de sustentação da governadora Suely Campos (PP) e o bloco de oposição ao Palácio Senador Hélio Campos.

Segundo o deputado Jânio Xingu (PSL), seis parlamentares do grupo de oposição estão em fase de conversação com o governo. “O grupo de situação na Casa será definido antes da volta do recesso parlamentar”. Ele adiantou que o bloco trabalha para ter a maioria de pelo menos 15 deputados compondo a base governista.

Hoje a Assembleia tem a maioria dos deputados no bloco de oposição que se classifica como independente e conta com 16 dos 24 deputados. “Tive uma conversa com a governadora e estamos em um entendimento em prol do Estado. Acho que a governadora precisa melhorar o governo para oxigenar a gestão dela enquanto candidata para o ano que vem, pois ela me disse que será candidata na reeleição. Ficamos de conversar em outro momento e até a semana que vem podemos estar concluindo essa coalização política com o governo, que ainda não aconteceu, mas deve acontecer”, frisou.

Xingu afirmou que o bloco se propõe ser fiel à união que elegeu o deputado Jalser Renier (PSDC) à Presidência da Assembleia, mas que vai passar a atuar de forma interligada em relação ao poder Executivo. “Temos uma amizade muito forte com o presidente Renier e estou buscando mecanismos para que haja um entendimento onde não tenham vencidos nem vencedores e todos possam ganhar, principalmente o Estado de Roraima. Não faria nada em relação a esse entendimento com o governo pelas costas do meu grupo, pois sou fiel aos princípios e faço política de modo honesto”, frisou.

Para o deputado, será benéfico ao Estado o fato de a Assembleia ser formada, em sua grande maioria, por deputados de situação. “Nós conversamos bastante com o governo e temos duas prefeituras que são nossos aliados e estiveram junto com a governadora. Buscamos essa parceria tanto para que o governo libere nossas emendas que são importantes para os municípios do interior, pois os municípios esperam que essas obras sejam concluídas e venham beneficiar a população. A governadora tem projetos para as prefeituras do interior e, no meu caso, é importante esse apoio para Caroebe e Cantá, onde tenho aliados políticos. Cheguei à conclusão de que não tem mais sentido fazer oposição, pois estamos buscando viabilizar o Estado, que vai melhorar na saúde, na educação e nos projetos que interessem à sociedade. Faltam algumas conversas para que possamos de forma definitiva declarar nosso apoio ao governo para a imprensa”, frisou.

NOMES – Os deputados oposicionistas que estariam em negociação com o governo são: Naldo da Loteria (PSB), Coronel Chagas (PRTB), Chico Mozart (PRP), Odilon Filho (PEN) e Joaquim Ruiz, que integrariam o grupo já formado por nove deputados que formam a base de sustentação do Governo do Estado, que são: Brito Bezerra (PP), escolhido pela governadora como o líder do governo, Mecias de Jesus (PRB), Flamarion Portela, Evangelista Siqueira (PT), Soldado Sampaio (PC do B), Aurelina Medeiros (PSDB), Gabriel Picanço (PRB), Ângela Aguida (PSC) e Dhiego Coelho (PSL).

Na oposição ficariam Jalser Renier (PSDC), Marcelo Cabral (PMDB), George Melo (PSDC), Izaias Maia (PRB), Lenir Rodrigues (PPS), Valdenir da Acta (PV), Zé Galeto (PRP), Jorge Everton (PMDB) e Masamy Eda (PMDB).