Política

Deputado defende instalação de unidade para diagnóstico de câncer em Roraima

Recentemente, o deputado federal Hiran Gonçalves (PP) acompanhou a governadora Suely Campos (PP) em uma visita no Hospital de Barretos, em São Paulo, para avaliar a possibilidade da implantação de um Centro de Diagnóstico Precoce de Câncer em Roraima.

O projeto visa a instalação de uma unidade fixa de exames e diagnóstico, que ofertará exames de ultrassom de mama, biópsia de mama, colo de útero, cirurgias de pele e mama, consultas médicas e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde do Estado; e uma unidade móvel adaptada para a realização de mamografia digital, exame de Papanicolau e rastreamento de câncer de pele com custo de R$ 7 milhões, além do custeio mensal de aproximadamente R$ 150 mil.

Segundo explicou o parlamentar durante o programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha 1020 AM, no sábado, 26, a visita serviu para que a governadora tivesse conhecimento do projeto e ter uma reunião com o diretor-executivo do Hospital de Barretos, Boian Petrov.

“Houve uma reunião em que a governadora Suely Campos teve todo o conhecimento do projeto, que já está construído. No momento, nós estamos quantificando e estamos tentando junto ao Ministério da Saúde recursos para viabilização. Não é um hospital, é um embrião do que poderia se tornar um novo hospital. A ideia é dar um diagnóstico rápido e precoce para aumentar as chances de cura do paciente e começar a tratar a doença”, afirmou Hiran.

PROGRESSO – O parlamentar ressaltou a estratégia de manter o paciente diagnosticado próximo à família como forma de auxiliar no progresso do tratamento. “A gente sabe que os estados emocionais interferem na nossa imunidade. Um tratamento humanizado e perto da família tem resultados muitos melhores de uma pessoa que sai do interior de Roraima, às vezes nunca se deslocou de avião de um lugar para outro, chegar a um local que não conhece ninguém e longe da sua família”, disse Hiran.

“Também temos que levar em consideração o resultado econômico para o Governo do Estado, que poderá economizar os recursos que são destinados para Tratamento Fora de Domicílio [TFD]”, avaliou o deputado.

SHOW BENEFICENTE – O deputado afirmou que irá realizar um show beneficente ainda este ano, em Roraima, para angariar recursos para saúde. “Desde o início do meu mandato, eu tenho trabalhado para trazer melhorias para tratamento de câncer no nosso Estado, e o deputado Sérgio Reis é um dos mantenedores do Hospital de Barretos, por ter sido tratado na unidade junto com a sua esposa”, informou.

“A gente discutindo essa informação, o parlamentar me informou que gostaria de ajudar o povo de Roraima e se propôs a realizar um show beneficente junto com Almir Sater para angariar recursos e reverter toda a renda do show para tratamento de câncer em Roraima”, afirmou Hiran.

Segundo o deputado, no momento, o show ainda está em fase de produção, mas a previsão é que o espetáculo aconteça no final do ano. “Nós estamos organizando, pois envolve toda uma logística para trazer o Almir Sater que mora em Mato Grosso e, se Deus quiser, até meados de novembro a gente termina de organizar. Mesmo que não cobre nada de cachê, tem toda essas questões de espaço e parcerias que estamos lutando para viabilizar”. (P.C.)