Política

Deputado indica construção de Policlínica no Cantá

Unidade de Saúde possibilitará a realização de exames específicos

O atendimento precário à Saúde Pública no Cantá, localizado a 40 quilômetros de Boa Vista (RR), motivou o deputado estadual Valdenir Ferreira (PV) a indicar para o Governo de Roraima a construção de uma Policlínica na sede do município.

Conforme o parlamentar, a unidade vai desafogar o atendimento na Capital e acolherá os moradores das regiões mais afastadas da sede.

Após visita ao Posto de Saúde da Malacacheta, única unidade de saúde do Cantá, Valdenir constatou que o local não possui infraestrutura suficiente para atender as necessidades da população.

“Ouvimos os moradores e percebemos que o posto não tem equipamentos para fazer raios-x, não tem laboratório para a realização de exames e muito menos estrutura para fazer cirurgias simples”, contou.

Um dos intuitos da construção da policlínica é melhorar a vida daqueles que moram nas regiões mais afastadas. “Em casos urgentes, por exemplo, as pessoas terão atendimento garantido na sede do próprio município, evitando gastos desnecessários com um possível deslocamento para Boa Vista”.

Outro benefício é em relação à diminuição da procura por atendimento médico na Capital. “Na prática, os serviços de saúde ficarão descentralizados, possibilitando um atendimento digno ao povo. Com a policlínica, será possível resolver casos de urgência e de maior complexidade sem precisar ir até a Capital”.

Atualmente, o Cantá possui mais de 16 mil habitantes e precisa de melhorias urgentes na área da saúde. “Esperamos que o governo atenda a indicação porque sabemos que é uma necessidade básica dos cidadãos, que merecem uma vida de qualidade”, disse o deputado.

Um servidor público, que preferiu anonimato, disse que uma policlínica na região facilitaria a vida da população. “É uma situação difícil principalmente para as pessoas que moram no interior do município, pior ainda para quem chega aqui e precisa ir para Boa Vista. O gasto é alto e se torna um problema para todos nós. Esse ano, por exemplo, uma paciente teve o filho em casa porque a ambulância, que vem de Boa Vista, demorou muito para chegar”, contou.

A gestante e moradora da região da Serra Grande I, a cerca de 30 quilômetros da sede do município do Cantá, Juliana Cadete, ressaltou a necessidade da construção da policlínica. “O mais complicado é que preciso ir a Capital para fazer ultrassom e alguns exames. Mas não tive outras dificuldades além disso”.

GOVERNO – O deputado estadual Valdenir Ferreira (PV) enviou a indicação para o Governo de Roraima no final de 2016.

A assessoria do parlamentar entrou em contato com o Estado para que desse um posicionamento sobre a indicação, no entanto, não obteve respostas até o fechamento desse material.