Política

Deputado sugere criação de comissão especial para debater imigração em RR

Diante da imigração em massa de venezuelanos para o estado de Roraima, o deputado Jânio Xingu (PSL) sugeriu à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) que seja criada uma comissão especial para debater a situação junto ao Ministério das Relações Exteriores. O pedido foi feito durante pronunciamento na sessão de terça-feira, 22.

“Essa comissão especial é para interagir junto ao Itamaraty e com os deputados federais, e ir até Caracas explicar ao governo da Venezuela que há uma invasão de venezuelanos aqui em Boa Vista, e que a estrutura da nossa cidade não suporta”, disse. Ele considera a imigração natural, mas ressalta que não adianta falar da invasão venezuelana e não agir.

O deputado Izaias Maia (PTdoB) reforçou o discurso de Xingu. Segundo ele, é um dever ajudar os venezuelanos, pois se trata de uma questão humanitária, mas pede que as autoridades busquem uma solução para não deixar os imigrantes “jogados em qualquer ponto da cidade”.

O líder do blocão, George Melo (PSDC), destacou a ausência de disciplina do povo venezuelano. “O que falta é ordem. É como na casa da gente: se deixar desorganizada, em pouco tempo começam as brigas. A velha cultura, chamada de arcaica, era a que funcionava. Os venezuelanos são bem-vindos, mas têm que entender que aqui existem regras. Eles precisam de apoio, mas aqui tem regras”, reforçou Melo.

AJURI – Ainda durante o pronunciamento, Xingu pediu o apoio dos parlamentares para aprovação do projeto de autoria dele, já em tramitação na Casa, que reconhece a Fundação Ajuri como de utilidade pública.

“A Fundação Ajuri, da Universidade Federal de Roraima [UFRR], tem feito um brilhante trabalho na área científica, educacional, tecnológica. Merece o título de utilidade pública concedido por esse poder para que possa receber recursos públicos para investir na educação, pesquisa e nos jovens que buscam a condição intelectual para melhorar a qualidade de vida no estado de Roraima”, afirmou.