Política

Deputados da bancada de Roraima não aceitam participar de reunião com Temer

Parlamentares alegam que foram pegos de surpresa com a inclusão de seus nomes na agenda presidencial atendendo a um pleito que era antigo

O Palácio do Planalto inflou a agenda de terça-feira, 3, do presidente Michel Temer (PMDB), listando encontros com parlamentares de Roraima, os quais se disseram pegos de surpresa e negaram que se reuniriam com ele, dentro da tentativa de barrar nova denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente por obstrução da Justiça e organização criminosa.

No final da noite de terça, horário da reunião, a Folha já havia identificado ao menos sete dos oito deputados de Roraima na lista dos 42 recebidos por Temer, segundo agenda divulgada pelo Planalto, no encontro marcado para as 20h40. Mas eles disseram que não participariam da audiência.

À Folha, os parlamentares afirmaram que o pedido da audiência com o presidente foi feito dois meses atrás e que somente agora foi marcado. Além disso, alegaram que haviam sido convidados em cima da hora para o encontro e que não aceitariam o convite do Palácio do Planalto por conta de o momento político não ser propício.

O deputado Remídio Monai (PR-RR) explicou o não comparecimento na reunião ao afirmar que a bancada de Roraima teria pedido esse encontro muito anteriormente e que os parlamentares não foram atendidos. “Então agora não havia o que conversar nesse momento”, alegou.

O presidente regional do PP, deputado Hiran Gonçalves, considerou o momento inadequado. “Precisamos discutir situações estruturantes do nosso Estado que não andam, como energia, estradas, glebas na fronteira, e era isso que queríamos discutir dois meses atrás. Se formos agora, vai parecer que estamos trocando voto eventualmente contra ou a favor. Isso não pega bem para ninguém. Este não é o melhor momento”, avaliou.

O deputado Jhonatan de Jesus (PRB) também afirmou que o pleito era antigo e disse que nesse momento a bancada não iria falar com o presidente. O deputado Abel Mesquita (DEM) informou que não foi convidado e disse nada saber sobre a audiência. “Era um pleito antigo que não foi atendido a tempo. Não vamos comparecer”. A deputada Maria Helena (PSB) não foi encontrada pela Folha.

De toda a bancada, o único com voto contrário ao primeiro arquivamento da denúncia contra Temer foi o do deputado Carlos Andrade (PHS). Procurado pela Folha, ele informou que não compareceria a nenhuma reunião e se mostrou aborrecido de ter seu nome incluído na agenda presidencial. “Não quero falar sobre esse assunto”, frisou.

Já a deputada Shéridan (PSDB), que estava ausente do plenário na ocasião da votação da primeira denúncia contra Temer, informou, por meio de nota, que não solicitou nenhuma reunião com o presidente ou designou alguém para que fizesse em nome dela, tampouco foi informada do encontro. “Não comparecerei ao encontro com Temer”, afirmou.

A deputada tucana foi confundida com um homem, segundo consta na agenda do presidente: “Deputado Shéridan (PSDB/RR)”. “Achei desrespeitoso e desagradável”, disse em entrevista às agências nacionais de notícias. Shéridan também teria afirmado que votaria pelo prosseguimento da segunda denúncia contra Michel Temer.

ANTIGO – A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto divulgou um e-mail interno enviado pelo PP e pelo DEM solicitando a audiência com Temer. No e-mail, datado de 24 de agosto, assinado pelos deputados Arthur Lira, líder do PP, e Efraim Filho, líder do DEM, os dois pedem uma reunião com o presidente para tratar de assuntos relacionados ao Estado de Roraima.

“Excelentíssimo Senhor Presidente da República, MICHEL TEMER, o líder do Partido Progressista, Deputado Arthur Lira e o líder do Democratas, Deputado Efraim Filho, solicitam a Vossa Excelência que receba em Audiência os Excelentíssimos deputados Hiran Gonçalves (PP/RR) e Abel Mesquita Jr. (DEM/RR), para tratar de assuntos relacionados ao Estado de Roraima”, diz o e-mail, que segue: “Os parlamentares estarão acompanhados dos demais membros da Bancada de Roraima, a saber: Carlos Andrade (PHS/RR); Edio Lopes (PR/RR); Jhonatan de Jesus (PRB/RR); Maria Helena (PSB/RR); Remídio Monai (PR/RR); Shéridan (PSDB/RR)”.

Edio Lopes se reúne com Temer e diz que tratou sobre imigração

O deputado federal Edio Lopes (PR), participou de um encontro sozinho, pela manhã, com Michel Temer. O parlamentar disse que a reunião havia sido pedida há muito tempo, mas que, com a viagem do presidente para a China, foi adiada e agora remarcada. “O objeto principal da nossa audiência foi mostrar o presidente o nosso descontentamento com a forma como o Governo Federal vem tratando a questão da migração de venezuelanos para o Estado de Roraima”, disse.

“Nós entendemos que toda a legislação sobre imigração recai sobre os ombros da União, e o Governo Federal tem mandado repetidas comissões, ministros e delegações a Roraima. A questão se arrasta sem que o Governo Federal assuma as suas responsabilidades que o caso requer. Esta foi a tratativa minha com o presidente Michel Temer. Em nenhum momento o presidente abordou o assunto da denúncia que está tramitando aqui, na Câmara dos Deputados. Absolutamente não tratamos dessa questão”, frisou.

Quanto à questão de ter ido sozinho e não com a bancada, ele disse que só tomou conhecimento de uma reunião da bancada de Roraima com o presidente da República já passado o meio-dia. “Então, não há nenhuma correlação com a minha audiência que, repito, havia sido pedida com muita antecedência”, disse Lopes.

Publicidade