Cotidiano

Desafios da pesquisa cientifica na Amazônia é tema de debate

Os resultados parciais de um projeto de pesquisa sobre os impactos do turismo em Roraima serão apresentados no evento

Para discutir “Os desafios da pesquisa científica na Amazônia Setentrional”, o Centro Universitário Estácio da Amazônia vai realizar hoje (23), a partir das 19h, um workshop voltado para acadêmicos e pesquisadores.

O evento, aberto ao público, é realizado por meio de uma parceria do Núcleo de Práticas em Gestão (NPG) da instituição com a Universidade Estadual de Roraima (Uerr). Os interessados em participar podem comparecer no campus da Estácio sala 303, localizado no bairro União, zona Oeste de Boa Vista.

De acordo com o organizador e professor, Bruno de Brito, o evento é um momento para mostrar os resultados já obtidos em pesquisa realizadas anteriormente, além de servir como espaço para debater a realização de pesquisas no espaço amazônico e nas instituições de ensino superior.

“Esse workshop faz parte do projeto sobre os impactos ambientais do turismo na Amazônia setentrional que estamos realizando. Essa é uma das ações que utilizamos para fomentar e divulgar a pesquisa científica na unidade e também no Norte”, explicou o professor.

Bruno relatou que o Workshop mostrará os resultados parciais de um projeto de pesquisa anterior sobre os impactos do turismo em Roraima. A partir disso, os alunos de administração desenvolveram trabalhos na perspectiva do marketing turístico, do empreendedorismo e da fiscalização das atividades relacionadas direta e indiretamente com o turismo.

“O que vamos propor de fundamental nesse workshop são os desafios. Os desafios de quem pesquisa, os de quem entra em um projeto como esse, o desafio de conseguir informação e sistematizar isso de forma a construir uma referência importante. Uma das partes do evento os alunos vão falar, externar a percepção deles antes de entrar do projeto e depois os resultados do trabalho da área”, esclareceu Bruno.

Conforme o professor, espera-se que todos os acadêmicos de administração compareçam no momento para conhecer e se aprofundar mais no âmbito da pesquisa a acadêmica. “Esperamos contar com a participação de todos para que possamos apresentar resultados e saber, a partir de experiências, como são as vivencias na pesquisa científica na Amazônia”, completou.