Cotidiano

Descartados novos casos suspeitos de sarampo em Roraima

Vacinas são suficientes, segundo a Prefeitura

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que os dois novos casos suspeitos de sarampo foram descartados após diagnóstico laboratorial realizado pelo Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima) na tarde desta sexta-feira (16).

Apesar de ter dado negativo em Roraima, as amostras serão enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para contraprova, quando será possível obter o resultado final validado pelo Ministério da Saúde.

Da mesma forma, o caso cujo diagnóstico foi positivo na última terça-feira (13), também será enviado à Fiocruz pois para o Ministério da Saúde, mesmo confirmado no Lacen esse caso só é considerado realmente confirmado quando sai o resultado da Funbdação.

Uma ação de levantamento de casos suspeitos e de vacinação no abrigo de venezuelanos foi realizada nessa quinta-feira no bairro Tancredo Neves. A ação faz parte do plano emergencial frente à confirmação do caso de sarampo, no início da semana.

Foram imunizados neste abrigo cerca de 100 pessoas, e a equipe de vigilância epidemiológica ainda fez o monitoramento de possíveis casos na praça Capitão Clovis. Desde que começou as ações preventivas, a prefeitura já imunizou cerca de 300 venezuelanos e tem monitorado os possíveis casos suspeitos.

A prefeitura orienta a população sobre a importância de manter a carteira de vacina em dia. Estão sendo disponibilizadas vacinas nas unidades básicas de saúde o ano inteiro, em horário comercial. Além dos horários estendidos até a meia-noite no Mariano de Andrade, Caranã, Aygara Motta no Cidade Satélite, Olenka Macellaro, no Caimbé e Délio Tupinambá, no Nova Cidade.

As vacinas são suficientes segundo a prefeitura, para atender a toda população, tanto brasileiros quantos estrangeiros