Entretenimento

Designer roraimense se inspira em obras de arte para criar joias

A roraimense Elka Luana Almeida dedica a sua vida a um tipo diferente de artesanato, ela é designer de joias, uma atividade que começou em sua vida como um hobby e virou profissão. Suas criações utilizam pedras, cobre, bronze e folheamento de ouro e resina.

Antes de virar designer, Elka trabalhou com turismo e informática, porém durante um período ficou desempregada, foi quando começou a fazer as peças e vendê-las. Com o tempo, surgiu o interesse em fazer um curso para aprender a criar joias a partir de metais preciosos: a ourivesaria.

Ela constrói e esculpe o protótipo das joias à mão, prontas para a finalização na ourivesaria. Tudo é feito com muita criatividade, com ferramentas da ourivesaria, mas sem maquinário específico.

“A partir daí eu comecei a estudar a arte dos ourives, aqueles que trabalham e fazem peças de ouro”. Segundo ela, sua influência para suas criações vem das mais diversas partes da América do sul.

“Eu consigo dar um toque às joias, aquele ar da cultura peruana, venezuelana, colombiana, porque foi onde eu aprendi e fiz cursos. Eu crio com tudo que eu tenho”, relatou.

Em uma de suas peças, um cordão com símbolos de várias cidades, Paris, Nova York, Espanha. “Eu chamei de Colar dos sonhos, porque são todos os lugares que ainda quero conhecer, esse é o diferencial das peças, eu posso fazer de acordo com o gosto do cliente, dando um ar mais personalizado. As minhas clientes têm essa vantagem, pode ajustar o tamanho, modificar do jeito que você gosta, de ter uma peça especial. O mais bonito desse trabalho é que ele é roraimense”, explica.

Em seu acervo, há colares, pulseiras, braceletes e anéis supercoloridos, gargantilhas entre outros. Cada peça demora alguns dias para ser feita, Elka desenha as peças, após ser aprovada pelo cliente é colocar a mão na massa. “O trabalho é todo delicado, o corte, tem toda uma precisão que eu aprendi na joalheria”, diz. As peças passam por um acabamento que as torna, hipoalergênicas.

A maioria de suas criações possui influências de obras de arte, entre eles, Pablo Picasso, Henri Matisse, Rembrandt, Van Gogh entre outros. “Eu observo suas peças e aquilo me inspira, a minha criatividade vai longe, é algo que eu amo fazer”, finalizou.

Elka Almeida informou que quer passar sua paixão adiante e realizar cursos na capital. Uma pré-inscrição pode ser realizada por telefone através do contato 99122-7834, além de obter mais informações sobre o curso. Elka possui uma página no Instagram @elkadesigner e Face com o mesmo nome.