Polícia

Detento que está sofrendo ameaças na Pamc foi preso por roubo e estupro

A Folha noticiou na edição de ontem, dia 13, que o detento da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), Arthur Viana da Silva, de 19 anos, está sofrendo ameaças de morte dentro do presídio por ter entrado em uma residência e ter furtado alguns materiais e entorpecentes, sendo reconhecido por alguns presos que disseram ser parentes do proprietário da casa e desde então está sujeito a represálias.

Na manhã de ontem, uma mulher entrou em contato com a reportagem para informar que o motivo de o indivíduo ter sido preso foi porque invadiu sua casa e praticou o crime de estupro contra a filha dela, de 11 anos. O crime teria ocorrido no dia 7 deste mês, por volta das 9h.

A dona do imóvel é uma autônoma e relatou no Boletim de Ocorrência (B.O) que o meliante conseguiu entrar na casa depois de puxar a chave, pela grade da porta, que ainda não teve os vidros instalados, fazendo uso de um pedaço de madeira. Armado com uma faca, ameaçou a criança e praticou o ato libidinoso.

A menina, segundo a mãe, teria reconhecido o autor do crime que foi autuado em flagrante e conduzido à audiência de custódia realizada no dia seguinte ao fato, 8, razão pela qual a justiça converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva pela prática dos crimes previstos nos artigos 157 e 217-A do Código Penal Brasileiro (CPB).

Por outro lado, considera-se que as ameaças podem estar sendo feitas por uma ocorrência distinta da narrada pela mãe da criança estuprada, de modo que a reportagem não descartou as informações que a irmã de Arthur relatou no Boletim de Ocorrência registrado na noite da quarta-feira, dia 11, na Central de Flagrantes do 5º DP.

Uma cópia do B.O foi encaminhada ao 3o Distrito Policial, bem como para a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE) que ficará responsável para analisar o pedido de transferência do detento para outra Unidade Prisional, dentro do que está previsto em lei. (J.B)