Polícia

Detentos estavam cavando túnel para fuga em massa na Pamc

Policiais militares e agentes penitenciários foram alertados e conseguiram localizar o buraco de 30 metros por onde sairiam mais de 600 detentos

Foi localizado um novo túnel na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo). O buraco fazia parte de um plano para uma fuga em massa de mais de 600 detentos e tinha mais de 30 metros.

Depois de concluído, o novo túnel provavelmente teria a mesma dimensão do que foi encontrado em 2016, que tinha 40 metros de extensão e contava até com sistema de iluminação e ventilação.

Segundo um preso declarou em depoimento colhido semanas atrás, iriam fugir cerca de 600 internos ligados a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Essa seria a maior fuga já registrada no sistema prisional, e os foragidos teriam uma lista de vítimas que seriam executadas a mando do crime organiado. “a missão seria aterrorizar a cidade e executar policiais, mostrando ao Estado que realmente a Pamc estaria sem controle”.

Segundo informações de um agente que não quis se identificar, “era sabido a existência desse túnel, só não sabíamos onde era, todos os dias os presos estouravam os cadeados, serravam as grades e se empenhavam em escavar o túnel.” Para os policiais essa era mais uma forma de afrontar o Estado.

“A sociedade espera que seja construído um presídio novo, essa Pamc não tem mais jeito. A população de Boa Vista aguarda um posicionamento do secretario da Sejuc, e esperamos que o secretário tome uma atitude com esses presos, não passe a mão na cabeça desses criminosos que prometem matar todo mundo” disse uma moradora do bairro Said Salomão, ao lado do presídio.

O túnel foi encontrado pelas equipes do BOPE, GIT e Agentes do plantão que já vinham procurando o buraco desde a última segunda-feira. Uma empresa com maquinaria de escavação teria sido contratada para localizar o túnel.

“Graças a Deus, hoje foi localizado evitando essa atrocidade que estava sendo programada pelos presos” disse o agente que não quis ser identificado por receio de represálias. Veja o vídeo do local:

TÚNEL – No ano passado, o túnel de 40 metros descoberto na Pamc visada dar suporte a uma possível fuga histórica na unidade prisional de Roraima. Pela dimensão e localização estratégica, já estava com obras escavadas até a parte externa da Pamc, já na iminência de os presos fugirem.

No local foi encontrada grande quantidade de ferramentas, fiação e iluminação, ventiladores e outros equipamentos indicando que os presos faziam a obra diuturnamente de modo ininterrupto.