Polícia

Detran emitiu 1,2 mil autorização veiculares para a Venezuela em 2016

Mesmo com o aprofundamento da crise política, recessão econômica, problemas humanitários e a onda de crimes na Venezuela, o brasileiro ainda arriscou viagem de carro ao país vizinho em 2016. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Roraima, de janeiro a dezembro do ano passado foram solicitadas e concedidas 1.204 certidões para Circulação do Veículo na Venezuela (CVV). Em 2017, mesmo com a fronteira fechada, três solicitações já foram feitas junto ao órgão.

De acordo com o Detran, não são necessários muitos documentos para solicitar a certidão. “Solicitamos apenas dados do veículo e seu proprietário. Estando com documentação em dia, com CNH válida e autorização, o proprietário tem sua permissão concedida”, informou.

Para entrar no país vizinho de carro, o turista precisa providenciar a CVV depois reconhecer o documento em cartório. No Detran, é necessário que o interessado apresente original e cópia do documento do veículo, da Carteira de Habilitação e recolha uma taxa de R$ 26,12 no ato da solicitação.

De acordo com a Secretaria Extraordinária para Assuntos Internacionais (SEAI) do Governo do Estado, caso o condutor não seja o legítimo proprietário, é requerido original e cópia da autorização do proprietário com firma reconhecida em cartório ou procuração. Em caso de veículo em nome de empresa, além da documentação, é necessário original e cópia do contrato social ou, se for o caso, requerimento de firma individual.

Caso os turistas brasileiros encontrem algum problema em relação à entrada na Venezuela, basta procurar o vice-consulado brasileiro em Santa Elena de Uairén, cidade venezuelana que faz fronteira com Roraima. O telefone disponível, caso o interessado esteja em território venezuelano, é 04263921461. Quando estiver se dirigindo à Ilha de Margarita, recomenda-se levar duas cópias do documento do veículo e das pessoas para apresentar no ferry [transporte naval que leva à ilha].