Cotidiano

Detran fará blitz durante todos os dias de Carnaval

Para prevenir acidentes e garantir a segurança no trânsito durante o período de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inicia hoje a Operação Carnaval Seguro. A primeira ação é educativa será a partir das 8h, na Avenida Capitão Júlio Bezerra, em frente à Igreja São Francisco, no bairro do mesmo nome, zona Norte. Serão realizadas blitze simultâneas durante os três períodos do dia até a Quarta-Feira de Cinzas, com fiscalizações intensas a casos de embriaguez. Todas as viaturas estarão equipadas com bafômetro.

Serão aproximadamente 35 agentes de fiscalização atuando apenas em Boa Vista durante o Carnaval. De acordo com a diretora de Segurança no Trânsito Angelice Janesko, as ações também acontecerão em outros municípios. “Vamos intensificar principalmente na Capital, mas não significa que os interiores ficarão de fora. Teremos equipes também em outras cidades. Para nos ajudar nessa operação teremos a presença de outros agentes e outros órgãos de fiscalização”, disse.

A operação contará com auxílio de equipes da Polícia Militar, superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). As ações repressivas serão concentradas principalmente nos acessos a festas públicas e eventos particulares, além das principais saídas da cidade. “No ano passado tivemos pouquíssimos registros de acidentes. Este ano elaboramos tudo para que consigamos zerar esse número. Uma das avenidas campeãs de acidentes nesse período de folia é a Ataíde Teive, talvez por ser extensa e passar por quase toda a Capital”, frisou.

“Pedimos e orientamos que todos os motoristas fiquem atentos, dirijam com cautela e muita prudência. Se for beber, não dirija. Esperamos que os condutores aproveitem as festas da melhor forma possível e com responsabilidade”, complementou a diretora.

PRF – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou ontem as operações de fiscalização durante o carnaval, dando seguimento às ações que foram deflagradas no dia 16 de dezembro. Serão priorizadas, até a Quarta-Feira de Cinzas, as abordagens educativas direcionadas a embriaguez ao volante, ao não uso do aparelho celular enquanto estiver dirigindo, ao uso da cadeirinha para transporte de crianças, somadas às autuações de ultrapassagens indevidas e excesso de velocidade. O efetivo será reforçado e alocado estrategicamente por todo Estado.

MONITORAMENTO – A Prefeitura de Boa Vista atuará com o sistema de monitoramento por câmeras espalhadas por todo circuito onde ocorre o Carnaval. Serão 24 câmeras acompanhando toda movimentação em tempo real. Além dos 60 guardas civis municipais por noite, haverá ainda agentes de trânsito e 44 homens da Policia Militar atuando durante a festa.